SDA apresenta projetos para o Cariri

13 de abril de 2012 - 17:09

O evento vai reunir prefeitos e secretários de Agricultura da Região do Cariri. Serão apresentados os projetos que a SDA vai executar até o final de 2014

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, se reúne no próximo sábado (14), com prefeitos e lideranças do Cariri para apresentar as ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para aquela região. Participarão representantes dos municípios de Araripe, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha, Antonina do Norte, Porteiras, Salitre, Assaré, Campos Sales, Tarrafas e Potengi.

Serão apresentados os projetos que Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai executar até 2014, entre eles o São José III, que terá projetos de desenvolvimento rural sustentável, envolvendo 140 de abastecimento d’água e mais 445 projetos produtivos. O investimento é de US$ 100 milhões, com US$ 50 milhões de contrapartida do Estado. O empréstimo já foi aprovado pela diretoria da instituição. “O São José III vai levar desenvolvimento para o campo. Nós teremos crédito e assistência técnica após a implantação dos projetos”, afirmou o secretário.

Outra ação que será apresentada é o Projeto Paulo Freire, que contemplará ações para o combate da pobreza rural no Semiárido cearense, com recursos de US$ 80 milhões do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, a contrapartida do estado será de US$ 40 milhões. O projeto focará no desenvolvimento do capital humano e social e no fortalecimento das cadeias produtivas para geração de renda no campo, beneficiando 31 municípios nos territórios do Cariri Oeste, Inhamuns-Crateús, Sobral e Vales do Curu-Aracatiaçu. 60 mil famílias serão contempladas com ações de capacitação para o aumento da produções e a gestão dos negócios.

Será apresentado também o convênio da SDA com o Ministério da Integração Nacional, que contempla investimentos em abastecimento d’água e projetos produtivos. O secretário ressalta que terá uma quantidade significativa de quintais produtivos com cisternas de enxurradas, barragens subterrâneas e sistemas de irrigação. Além disso, serão apresentados outros projetos produtivos como kits de irrigação, projetos agroecológicos integrados e sustentáveis que irão atender a região do Cariri e todo o Estado.

Serviço:

Reunião com Prefeitos e Secretários de Agricultura do Cariri, às 9 horas