Projetos da SDA apresentados no Cariri

15 de abril de 2012 - 22:55

Representantes das secretarias de Agricultura do Cariri e de movimentos sociais conheceram os projetos da SDA para beneficiar à Região

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou no último sábado (14), de reunião com representantes de Prefeituras Municipais e sindicatos de trabalhadores rurais da Região do Cariri. O encontro aconteceu no Cine Teatro de Barbalha, e contou com a presença de representantes de 17 municípios.

Até 2014, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai executar importantes ações para o desenvolvimento rural, conforme apresentou o secretário. A parceria das prefeituras municipais tanto para identificar as comunidades como para apresentar projetos que serão contemplados com os investimentos será decisiva para se alcançar os resultados.

Segundo Nelson Martins, a maior parte dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) está sendo destinada à Agricultura Familiar, em especial para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos, o abastecimento d’água, o programa do leite, entre outros.

Em 2012, haverá investimentos em 1500 projetos de abastecimento d’água, em convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional. “Nós queremos que as Prefeituras Municipais identifiquem quais são as comunidades que ainda não têm o abastecimento d’água, para que nós possamos incluir no programa Água para Todos. E precisamos também de projetos para que isso aconteça”, destacou o secretário. “Nós ainda teremos ainda uma quantidade significativa de quintais produtivos com cisternas de enxurradas, barragens subterrâneas e sistemas de irrigação. Além disso, investiremos em projetos agroecológicos integrados e sustentáveis que irão atender o Cariri”, completou.

O secretário Nelson Martins destacou também que até o final de junho, o Senado Federal deve aprovar o empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Mundial de US$ 100 milhões para o Projeto São José III. Serão mais 140 de abastecimento d’água e mais 445 projetos produtivos, com a contrapartida do Estado de US$ 50 milhões. “Mais do que um projeto de abastecimento d’água, o São José vem para desenvolver a agricultura familiar”, afirmou o secretário, que reforçou a necessidade de bons projetos para serem contemplados pelo São José III.

Outra ação apresentada foi o Projeto Paulo Freire, que atuará no combate à pobreza rural no Semiárido cearense, com recursos de US$ 80 milhões do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, a contrapartida do estado será de US$ 40 milhões, beneficiando 31 municípios nos territórios do Cariri Oeste, Inhamuns-Crateús, Sobral e Vales do Curu-Aracatiaçu. 60 mil famílias serão contempladas com ações de capacitação para o aumento da produção e a gestão dos negócios.

Chamada Pública de ATER

Na ocasião, o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Walmir Severo, apresentou resultado da reunião em Brasília que reuniu estados do Nordeste.

Segundo Severo, as empresas públicas de ATER, no caso do Ceará, a Ematerce, foram orientadas sobre a licitação que vai acontecer para que sejam contatadas empresas para dar assistência técnica às famílias atendidas pelo Plano Brasil Sem Miséria.

O Governo Federal vai disponibilizar recursos para a Ematerce oferecer assistência técnica aos municípios e comunidades da agricultura familiar que são atendidas pelo programa. Atualmente, a empresa presta assistência técnica a 3200 famílias nessa situação, com recursos do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510