Comunidades rurais são beneficiadas com equipamentos

16 de abril de 2012 - 20:56

Foram entregues 56 retorescavadeiras e 71 tratores para comunidades rurais. Na ocasião, o Ceará aderiu à Rede Brasil Rural o que vai beneficiar agricultores familiares

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou nesta segunda-feira (16) solenidade de entrega de equipamentos para comunidades que desenvolvem a agricultura familiar.

71 tratores foram entregues para as comunidades rurais do interior do Ceará. O equipamento conta com seis implementos, que ajudam na convivência com o semiárido, podendo recuperar algumas culturas. “Esses equipamentos ajudam na convivência com o semiárido evitando a erosão e a perda da água, o garante uma melhoria na produção agrícola”, afirmou o secretário Nelson Martins.

Entre as ações beneficiadas está a Associação Comunitária Santo Expedito, no município de Miraíma, na Região Norte do Ceará. Maria da Conceição Teixeira Mota é a presidente da associação e é ela quem vai operar o trator da sua comunidade. “Nós estávamos esperando esse benefício há anos e, somente agora, conseguimos e estamos bastante satisfeitas, porque nós recebemos o treinamento para operar o trator e preparar o solo para o plantio”, afirmou.

Na ocasião, também foram entregues 15 veículos, sendo 4 rangers, 8 Sanderos, 2 Agiles e um caminhão para as ações internas da SDA. O investimento total é de R$ 829 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

Ainda durante o evento foram entregues 56 retroescavadeiras pelo MDA para 56 municípios com até 50 mil habitantes. A solenidade contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Territorial da pasta, Jerônimo Rodrigues de Souza. A ação faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e o investimento foi de mais de R$ 10 milhões.

As máquinas servirão para a construção e manutenção de estradas vicinais ligando comunidades rurais de um mesmo município. “Esse equipamento combina com a necessidade de oferecer a infraestrutura necessária aos municípios que tem como principal atividade econômica a agricultura familiar”, destacou o secretário Jerônimo Rodrigues. “Além disso, elas podem auxiliar, por exemplo, na limpeza de aguadas e construção de reservatórios e cisternas, contribuindo para enfrentamento da falta de água nos períodos críticos de estiagem”, informou.

“Agora, as prefeituras municipais vão fazer a manutenção desses equipamentos e vão também apoiar as comunidades rurais nos projetos que virão pela frente. Essas ações de desenvolvimento agrário só estão sendo possíveis graças a boa parceria que nós temos com o Governo Federal e também ao resultado positivo que o Ceará está apresentando no desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou o secretário Nelson Martins.

Municípios beneficiados

Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Amontada, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Assaré, Aurora, Banabuiú, Barro, Cariré, Catunda, Choro, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Graça, Granjeiro, Farias Brito, Frecheirinha, General Sampaio, Hidrolândia, Ibaretama, Independência, Ipueiras, Irauçuba, Itapajé, Itatira, Jardim, Jati, Madalena, Mauriti, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Nova Olinda, Novo Oriente, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Reriutaba, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, Solonópole, Tamboril, Tarrafas e Umirim.

Rede Brasil Rural

Ainda durante a solenidade, a SDA e o MDA assinaram o termo de adesão do Estado do Ceará à Rede Brasil Rural, uma parceria entre a União, estados, municípios, produtores, indústrias, agentes de logística para desenvolver a agricultura familiar, expondo os produtos através do portal http://redebrasilrural.mda.gov.br/ para comercialização direta com a indústria e com o Poder Público.

No caso do Ceará, cerca de 50 cooperativas já estão cadastradas para fornecer os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da SDA, e para a merenda escolar de cada município, cuja compra é feita diretamente pelas prefeituras.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510