Fedaf será apresentado ao Governo de Rondônia

23 de abril de 2012 - 16:57

 

O secretário executivo do Fundo, Marco Aurélio Vasconcelos, vai orientar uma equipe de Rondônia na criação de um fundo agrícola nos mesmos moldes do Fedaf

O secretário executivo do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), Marco Aurélio César de Vasconcelos, estará em Rondônia, nos dias 2, 3 e 4 de maio, reunido com representantes do Governo daquele Estado. O Encontro será em Porto Velho e Marco Aurélio vai orientar uma equipe da Secretaria de Agricultura rondoniense na criação e de um fundo agrícola nos mesmos moldes do Fedaf.

O Governo de Rondônia tomou conhecimento do Fedaf cearense, pediu informações sobre o funcionamento da experiência e requisitou a visita do secretário Marco Aurélio, que vai ajudar uma equipe da Secretaria de Agricultura de Rondônia na organização de um fundo, a exemplo do Fedaf, para fortalecer a agricultora familiar naquele Estado.

O objetivo do Fedaf é dar suporte financeiro para acelerar e racionalizar ações fundiárias complementares e de fortalecimento da agricultura familiar, com o desenvolvimento rural sustentável. Ele foi criado em 2008, substituindo o Fundo Rotativo de Terras e o Fundo de Desenvolvimento Agrário.

O recurso do Governo Estadual é repassado, através de uma instituição financeira, ao agricultor familiar. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred), coordena e realiza os convênios com as instituições.

O Fedaf financia o cultivo de hortaliças, flores e plantas medicinais, a irrigação sustentável de aluviões, a irrigação com energia solar e energia eólica, os quintais produtivos, o apoio para a comercialização em feiras, a ovinocaprinocultura, apicultura e a agroindústria familiar.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretário do Desenvolvimento Agrário

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA