Convivência com a seca em debate no interior

27 de abril de 2012 - 19:58

Em reunião com agricultores familiares dos municípios de Tauá e Reriutaba, o secretário Nelson Martins falou das ações dos Governos Federal e Estadual para a convivência com a estiagem

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou de importantes reuniões com agricultores familiares do interior cearense para discutir a convivência com o semiárido e com a estiagem.

As reuniões aconteceram durante toda esta quinta-feira (26). Pela manhã, em Tauá e a tarde, em Reriutaba. Participaram dos encontros representantes das prefeituras e Câmaras Municipais dos dois municípios.

Em Tauá, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais apresentou uma pauta de reivindicações das comunidades mais afetadas pelos efeitos da seca. De acordo com os agricultores do próprio município a perda de safra supera os 69%. O prefeito de Tauá, Odilon Aguiar, afirmou que vai decretar estado de emergência, mas que está seguro da parceria com os Governos Federal e Estadual para solucionar o problema. “O momento é angustiante, mas temos o apoio da União do Estado para solucionar este problema”.

Em Reriutaba, os agricultores se reuniram no Centro Comunitário Dr. José de Sá. O prefeito do município, Osvaldo Honório Lemos, anunciou que já decretou situação de emergência. “A nossa perda de safra está em torno de 80%. Com o estado de emergência vamos viabilizar de forma mais rápida os recursos tanto em nível federal, como em nível estadual”, afirmou.

Convivência com o semiárido

O secretário Nelson Martins anunciou as medidas para amenizar os efeitos da estiagem, anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, durante a reunião com os Governadores. A Ematerce vai fazer os laudos sobre as perdas de safra nos municípios que decretaram situação de emergência para a antecipação do pagamento do Garantia Safra.

Segundo o secretário “cada beneficiado receberá R$ 680 reais, divididos em cinco parcelas de R$ 136. Quem ainda não está cadastrado no programa e são beneficiários do Bolsa Família poderá receber a ‘Bolsa Estiagem’”. Nelson Martins informa ainda que os beneficiados com o Bolsa Estiagem terão que aderir ao Garantia Safra em 2013. O benefício é de R$ 400 dividido em cinco parcelas de R$ 80.

Ainda para minorar os efeitos da estiagem, o Governo Federal suspendeu o pagamento das parcelas que os agricultores familiares contrataram para custeio e investimentos até o final deste ano. “Os agricultores que fizeram financiamento para custeio e investimento só voltarão a pagar essa dívida a partir de janeiro de 2013”, afirmou o secretário Nelson Martins.

O Governo Federal anunciou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para empréstimo aos agricultores familiares no valor de até 12 mil reais. As contratações terão juros de 1% ao ano, três anos de carência e sete anos para pagar. O agricultor familiar que pagar em dia terá abatimento de 40%. Para os médios e grandes produtores os juros serão de 3,5% ao ano.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510