IX Expoinverno será aberta nesta quarta-feira (2)

27 de abril de 2012 - 20:32

A solenidade de abertura contará com as presenças do Governador Cid Gomes e do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. A expectativa é que a exposição gere, em media, R$ 2 milhões em negócios

Qualidade e padrão racial dos animais. Essa é marca da IX Expoinverno, evento realizado em parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Clube do Berro.

O evento terá a abertura oficial no próximo dia 2 (quarta-feira), às 19 horas, e contará com a presença do Governador Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e de autoridades cearenses. A exposição acontece até o dia 6 (domingo). Durante a solenidade haverá a comemoração pelos 30 anos do Clube do Berro, com apresentação do canil da Polícia Militar do Ceará e dos Cavaleiros do Futuro.

A Expoinverno 2012 congrega amostra e julgamento de ovinos, caprinos, bovinos e equinos, vindos do Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Para a avaliação dos animais virão juízes do Ceará e Rio Grande do Norte, cadastrados pela associação brasileira dos criadores de ovinos e caprinos.

Segundo o presidente do Clube do Berro, Francisco Leitão de Moura, o diferencial da Expoinverno é que a cada ano o evento procura apresentar animais com qualidade genética e padrão racial, valorizando especialmente o rebanho cearense. “Tivemos um exemplo recente, um carneiro cearense, da raça Santa Inês que foi bicampeão em exposições nacionais, criação do Haras Chicote”, destacou.

Haverá exposição de animais vindos das raças simental (bovinos de corte e leite), jersey (gado bovino leiteiro) e pardo suíço. Também haverá exposição de equinos das raças manga larga, machador e quarto de milha. Para as espécies equinas haverá prova de batida, picada e conformação e curso de doma e conformação para cavalos quarto de milha.

Segundo Francisco Leitão, a IX Expoinverno representa a oportunidade de integração entre os criadores das mais diversas espécies para garantir o melhoramento genético do rebanho. “Especificamente para o Ceará, a Expoinverno representa a oportunidade de um melhoramento genético para os animais da nossa bacia leiteira, haja vista termos aqui na exposição concurso leiteiro de caprinos e bovinos. Nossa expectativa é movimentar R$ 2 milhões em negócios”.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a Expoinverno representa uma oportunidade de empreendedorismo para os criadores. “Além da geração de negócios agropecuários, esta edição da exposição, representa também a oportunidade de melhoramento genético para o rebalho e para a nossa produção de ovinos e caprinos”, afirmou.

Programação

A programação conta ainda com a exposição de uma fazendinha e uma bodega, ambas, ao estilo antigo do interior cearense. Haverá também um engenho, que terá caldo de cana e rapadura, uma casa de farinha, com a comercialização de tapioca, goma, beiju e produtos similares, e exposição de artesanato, produzido na Ceart.

02/05 – quarta-feira

19h – Abertura Solene e homenagem aos 30 anos do Clube do Berro

03/05 – quinta-feira

7h30min – Reunião do Agropacto
10h às 20h – Julgamento dos animais: ovinos, caprinos e bovinos

04/05 – sexta-feira

8h às 18h – Julgamento dos animais: ovinos, bovinos e equinos

05/05 – sábado

8h às 18h – Julgamento equino – mangalarga e marchador
13h – Prova de Tambor e Baliza – Cavalo quarto de milha
14h – Leilão de ovinos, caprinos, bovinos e equinos
16h – Festa dos Tratadores e entrega de premiação

06/05 – domingo

12h – Festa de encerramento
13h – Saída dos animais

Serviço:

Solenidade de Abertura da IX Expoinverno e comemoração dos 30 anos do Clube do Berro
Quarta-feira, 02 de maio, às 19 horas
Local: Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Bezerra de Menezes 1820, São Gerardo, Fortaleza.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br