Ceará lança Comitê Integrado de Combate à Seca

30 de abril de 2012 - 13:57

O Comitê terá representantes do Governo do Estado, Governo Federal e sociedade civil. A solenidade contará com a presença do Governador Cid Gomes, do Secretário Nelson Martins e do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra

O Governo do Estado do Ceará lança oficialmente nesta quarta-feira o Comitê Integrado de Combate à Seca. A solenidade será no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza, às 9 horas, e contará com a presença do Governador Cid Gomes, do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

O comitê será coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e terá representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro. Pelo Governo Cearense, participarão as Secretarias de Recursos Hídricos, Cidades, Trabalho e Desenvolvimento Social, as vinculadas Cagece, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Ematerce e Defesa Civil Estadual, além da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Ceará (Fetraece) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC).

O comitê vai receber e encaminhar as demandas dos municípios que registraram perdas de safra em virtude da estiagem. Para o combate à seca, o Ceará vai receber do Ministério da Integração Nacional R$ 199,9 milhões para atender 222.300 pessoas da zona rural no Ceará com cistemas de abastecimento de água e mais 55.429 pessoas serão beneficiadas com cisternas.

“O Comitê vai acompanhar, avaliar e fiscalizar a assistência aos municípios atingidos pela seca e vai indicar as obras e ações necessárias para minorar os efeitos da estiagem”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Serviço:

Lançamento do Comitê Integrado de Combate à Seca

Local: Auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Rua Oto de Alencar, 215 Centro

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário