Mais três escritórios da Ematerce inaugurados

30 de abril de 2012 - 16:15

Até o momento, já foram inaugurados 48 escritórios. Já existem unidades em 115 municípios cearenses, com as três novas unidades

No último sábado (28), o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou mais três escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) nos municípios de Altaneira, Caririaçu e Granjeiro.

A ação visa ampliar a prestação dos serviços de assistência técnica aos agricultores familiares e promover o acesso dos trabalhadores às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. Os recursos são oriundos do Pacto Federativo firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Estado, através da SDA. Ao todo, serão investidos mais de R$ 44,3 milhões.

Para o prefeito de Altaneira, Joaquim Soares Neto, o escritório da Ematece no município representa a oportunidade dos agricultores levarem a sua produção para ser comercializada em todo o Estado. “O secretário Nelson Martins conseguiu viabilizar recursos junto ao Governo Federal para a nossa agricultura familiar e o escritório da Ematerce aqui em nosso município representa o resultado desse investimento”, afirmou.

Os novos escritórios permitem aos agricultores familiares os serviços de assistência técnica aos agricultores familiares e promover o acesso dos trabalhadores às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. “Os escritórios da Ematerce vão permitir também aos agricultores familiares dos três municípios o acesso aos projetos que a SDA vai executar até o final de 2014, em parceria com o Banco Mundial, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e também com o Governo Federal”, afirmou o secretário Nelson Martins.

Para o prefeito de Granjeiro, Emanuel Clementino, “o novo escritório da Ematerce no município, vai ajudar as nossas associações e o próprio Executivo Municipal a preparar os projetos para serem contempladas com os recursos do FIDA e do Banco Mundial”.

O projeto disponibilizou para os escritórios de Altaneira, Caririaçu e Granjeiro: carros, motos, computadores, mobílias com estações de trabalho, cadeiras e contratações dos técnicos.

A ação contou com a parceria das três prefeituras, que disponibilizaram o espaço físico com suporte de linha telefônica, internet, pagamento de energia e água e contratação dos profissionais de serviços gerais e vigilantes. Para o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, os municípios receberão a assistência técnica necessária para que eles possam comercializar a sua produção. “Como os três municípios têm como base a agricultura familiar, os escritórios da Ematerce vão permitir aos agricultores a produção para o autoconsumo e a comercialização do excedente nas feiras livres e até mesmo nos outros municípios”, afirmou.

Segundo o secretário da SDA, Nelson Martins, até o final de 2012 todos os municípios cearenses contarão com escritórios da Ematerce. “Nós vamos equipar os municípios com os escritórios da Ematerce para melhorar as condições de trabalho e de vida dos nossos agricultores familiares”, destacou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510