Colegiados territoriais conhecem os projetos da SDA

4 de maio de 2012 - 14:36

O encontro apresentou os projetos estratégicos da pasta aos assessores territoriais. A ideia é ampliar o atendimento nos territórios da cidadania fazendo a integração entre os programas

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), reuniu nesta quinta-feira (3), representantes dos 13 territórios da cidadania do Estado. Na ocaisão foram apresentados os projetos estratégicos que a pasta vai executar em todo o Ceará.

O objetivo do encontro foi discutir com os territórios como aplicar cada no desenvolvimento sustentável. O evento contou com as presenças de representantes das coordenadorias da SDA, do secretário adjunto, Antônio Amorim, e do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco Sombra.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, ressaltou a importância do encontro. “Percebemos que não podemos imaginar o desenvolvimento territorial pensando em um programa, e sim, em todos. E essa reunião tem como objetivo mostrar a visão do todo que a secretaria do estado tem a oferecer e está desenvolvendo para os territórios”.

A ideia é integrar os projetos nos territórios. De acordo com o perfil de cada comunidade que seja atendida por um projeto, outra ação da SDA poderá ser inserida. É o que já acontece com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o programa do leite, que beneficiam agricultores familiares, comprando deles a sua produção para ser distribuída às famílias que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional ou de vulnerabilidade social.

O delegado federal do MDA, Francisco Sombra, destacou a importância da realização da I Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que teve como principais reivindicações o fortalecimento do Seguro da Agricultura Familiar e o fortalecimento dos Territórios da Cidadania. Sombra destacou também a importância do papel desempenhado pela SDA que tem buscado estar sempre presente nas atividades territoriais.

Cada coordenadoria da SDA apresentou os principais programas que estão em execução ou que serão executados até o final de 2014. Entre os programas debatidos, o programa de construção de cisternas, o Projeto São José III, os projetos de abastecimento d’água e o projeto Paulo Freire, que receberá recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Segundo o articulador da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Cléber Leite, o encontro fortalece a gestão social dos projetos nos territórios da cidadania. “Há uma necessidade da integração dessas ações para que nós passamos alcançar os objetivos do desenvolvimento rural sustentável. A ideia é que todos os projetos se complementem nos territórios”, afirmou.

Agora, serão agendados seminários em cada território da cidadania para apresentar os projetos da SDA e procurar inserir as comunidades nas ações da pasta.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br