SDA participa de audiência sobre a seca na Assembleia

5 de maio de 2012 - 00:00

O secretário adjunto da pasta, Antônio Amorim, destacou as ações em andamento para minorar os efeitos da estiagem no interior cearense

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (4), audiência pública para discutir a seca no interior do Ceará. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) foi representada pelo secretário adjunto, Antônio Amorim.
Segundo relato de parlamentares, lideranças políticas e agricultores que participaram do encontro, em algumas regiões as perdas da safra já chegam a 60%.

O presidente da Comissão, deputado Hermínio Resende, alertou que cerca de 30% do rebanho bovino e 50% da lavoura cearense estão em risco. Ele defendeu mais prazo para quitação de dívidas com o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e a redução dos preços do milho que será repassado aos produtores.

O secretário adjunto, Antônio Amorim, apresentou as ações que a SDA está desenvolvendo, seguindo as orientações do Governo do Estado e do Governo Federal para minorar os efeitos da estiagem. Segundo Amorim, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai enviar cerca de 400 mil toneladas de milho para alimentação animal. Além disso já existem projetos em execução para a convivência com o clima do semiárido cearense. Ele destacou também que o Governador Cid Gomes autorizou, em reunião com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Ceará (Fetraece), a liberação de R$ 4 milhões de reais para projetos produtivos financiados pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Agrário (Fedaf). “Cada agricultor terá 50% de abatimento da parcela caso paguem em dia e mais juros de 0,5% ao ano”, afirmou.

Amorim destacou também as ações em prol do desenvolvimento de capacidades produtivas, através da 3ª etapa do Projeto São José, financiado pelo Banco Mundial, e do Projeto Paulo Freire, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). “Nunca tivemos uma agilidade tão grande na execução das ações de convivência com a seca, tanto por parte do Governo Federal como do Governo do Estado”, ressaltou.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Hélcio Queiroz, disse que o Comitê Integrado de Combate à Estiagem se reúne nesta segunda-feira (07/05) para definir as ações emergenciais que serão tomadas. O Comitê, que será presidido pelo secretário Nelson Martins, terá a participação de órgãos municipais, estaduais e federais. Dentre eles, o Exército e o MDA.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510