Comitê de Combate à Seca realiza 3ª reunião

14 de maio de 2012 - 20:00

O grupo discutiu ações em execução e inclusão dos novos membros: DNOCS, Assembleia Legislativa e Embrapa

O Comitê Integrado de Combate à Seca, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou sua terceira reunião de trabalho nesta segunda-feira (14). O encontro apresentou um panorama da atual situação da seca no Ceará e discutiu a proposta de organização do Comitê em grupos setoriais como segurança hídrica, segurança alimentar, assuntos correlatos e Obras Estruturantes.

O grupo discutiu também e aprovou a inclusão dos novos membros: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Assembleia Legislativa do Ceará e Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa). Além disso, houve avaliação dos pontos discutidos na reunião anterior.

De acordo com o analista de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Integração Nacional, Cristiano Hummel, o comitê tem um papel muito estratégico e está auxiliando os municípios para que estes possam receber verbas e acessar benefícios como o Garantia Safra e Bolsa Estiagem. “Nós estamos orientando os 184 municípios no preenchimento de formulários para fazer a decretação de emergência, tanto no âmbito Estadual como no Federal”, frisou.

Até o momento, apenas 37 municípios encaminharam decreto de emergência à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O secretário da SDA, Nelson Martins, sugeriu que a Associação dos Municípios do Estado Ceará (Aprece) peça aos prefeitos que agilizem os processos de decretação de emergência. “A situação da seca no interior do Estado é grave e a preocupação é vencer a burocracia para que os municípios enviem a documentação necessária para Defesa Civil estadual e federal para que seja reconhecido o Estado de Emergência. A grande preocupação é agilização da ações”, ressaltou.

Reunião Agropacto

Nesta terça-feira (15), o secretário Nelson Martins participa da reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), para discutir “a problemática da seca no setor agropecuário”.

O encontro será na Superintendência do Banco do Brasil, a partir das 7h30min, em Fortaleza, e vai contar com a presença de empresários do setor e representantes da Federação Cearense da Agricultura (Faec). Também vão participar do debate, o presidente da FAEC, Flávio Saboya e o diretor de Gestão do Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sydrião Alencar Júnior.

Encontro Semanal do Pacto de Cooperação Agropecuária, a partir das 7h30min

Avenida Santos Dumont 2889, Cobertura