Convivência com a estiagem em debate

15 de maio de 2012 - 19:34

O secretário Nelson Martins apresentou as ações que o Governo do Estado está desenvolvendo para garantir a convivência com a estiagem no semiárido cearense

Na manhã desta terça-feira (15) aconteceu mais uma edição do Encontro Semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), na sede da Superintendência do Banco do Brasil, em Fortaleza. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins, foi um dos palestrantes do evento para falar sobre as ações do estado para a convivência com a estiagem. Também participaram do encontro representantes do setor agropecuário e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Durante o encontro, o secretário Nelson Martins destacou que o Estado do Ceará está investindo em ações para a convivência com a seca antes mesmo do problema ser deflagrado. Segundo o secretário, já estão em andamento diversos projetos estruturantes, com recursos garantidos. “Somente para abastecimento d’água,  vamos investir R$ 200 milhões, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Isso vai garantir abastecimento d’água para os 184 municípios até o final de 2014”. Uma equipe da SDA vai acompanhar a elaboração dos projetos de abastecimento d’água nos município. “Já fizemos uma reunião com os prefeitos e solicitamos que esses projetos sejam elaborados com rapidez”, completou.

Nelson Martins destacou também que o Estado do Ceará irá receber recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Banco Mundial para os Projetos Paulo Freire e São José III, que vão investir em desenvolvimento de capacidades e em projetos sustentáveis para o semiárido. Também já estão em andamento a construção de cisternas de placa e de polietileno, e quintais produtivos com cisternas de enxurrada e barragens subterrâneas em municípios do semiárido.

Ações Emergenciais

O Comitê Integrado de Combate à Estiagem, coordenado pela SDA, está otimizando as ações para que os municípios afetados pela seca sejam atendidos com rapidez. Para o secretário Nelson Martins “é necessário trabalhar as questões emergenciais, e a Ematerce já está elaborando os laudos de perdas para que até o mês de julho, a Bolsa Estiagem comece a ser paga aos agricultores que não estão cadastrados no Programa Garantia Safra”.

Foi anunciado ainda um plano para ampliar a área de utilização do canal do Trabalhador para irrigação em até 6 mil hectares. “Hoje só são utilizados mil hectares, e estamos negociando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a ampliação, inclusive a implantação de 452 casas de farinha, que geram cerca de R$800,00 de renda por família”, afirmou o secretário.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, destacou que as ações de convivência com a estiagem devem ser uma política de estado e não de governo. Ele defende a necessidade de uma política intermediária que atenda o pequeno e o médio produtor.

O Diretor de Gestão e Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB), Sydrião Alencar, anunciou que o banco está disponibilizando linha de crédito de R$ 100 mil para atender os médios produtores  rurais que também foram atingidos pela estiagem.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510