Água para Todos: comitê executivo realiza primeira reunião

18 de maio de 2012 - 21:20

Uma comissão identificará os municípios que ainda não têm abastecimento para que sejam elaborados os projetos

O Comitê Executivo do Programa Água Para Todos realizou a primeira reunião de trabalho na tarde desta sexta-feira (18), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O Comitê é coordenado pela SDA e tem a participação das secretarias das Cidades, Recursos Hídricos, Saúde, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e representantes dos movimentos sociais. As ações do Comitê Estadual serão articuladas em parceria com o Comitê Nacional, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional.

O titular da SDA, secretário Nelson Martins, destacou que 600 projetos de abastecimento d’água serão executados até o final deste ano, em convênio com o Ministério da Integração. “Nesta primeira etapa, cada projeto beneficiará até 100 familías a um custo de até R$ 3 mil reais cada. Já existem projetos prontos que serão licitados imediatamente”, afirmou Martins.

Foi criado um grupo de trabalho formado por representantes da SDA, Cagece, Sohidra, Defesa Civil, Aprece e movimentos sociais para identificar as comunidades que ainda não tem abastecimento d’água. Na ocasião, serão colhidas informações necessárias à elaboração dos projetos, tais como fonte hídrica, acesso a energia elétrica (monofásica ou trifásica), distância das comunidades para a fonte hídrica e destas para a fonte de energia mais próxima. “Com estas informações vamos elaborar os projetos e mandá-los para licitação. Mas se as prefeituras municipais já tiverem esses projetos prontos, nós poderemos agilizar o atendimento”, informou Nelson Martins.

Segundo a presidente da Associação dos Municípios do Ceará, Eliene Brasileiro, os gestores apontarão as comunidades que ainda carecem de abastecimento d’água e os projetos para que a SDA possa contemplá-las. “Nós também estamos levantando as solicitações de abastecimento d’água que os municípios fizeram ao Ministério da Integração para que os recursos sejam liberados com rapidez, em virtude da estiagem”, disse.

Cisternas

Atualmente está em andamento, processo licitatório para assinatura de convênio entre a SDA e entidades sem fins lucrativos para a construção de 33.400 cisternas de placa e mais 7.200 quintais produtivos com cisternas de enxurrada ou barragens subterrâneas.

Nas cisternas de placa, o investimento é de R$ 80 milhões, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sendo metade do valor a contrapartida do Estado. Para a construção dos quintais produtivos, o investimento é superior a R$ 82 milhões, também em parceria com o MDS.

“Nós devemos construir mais 33 mil cisternas de placa e outros 6 mil quintais produtivos, sendo 5 mil com cisternas de enxurrada e outros mil com barragens subterrâneas. A licitação de parte desse projeto vai acontecer ainda este ano”, anunciou o secretário Nelson Martins.

A próxima reunião do Comitê será no dia 5 de junho, também na sede da SDA, onde deve ser apresentado o plano de trabalho para a elaboração dos projetos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510