Comitê discute celeridade nos decretos de Emergência

21 de maio de 2012 - 18:08

Em sua quarta reunião, o Comitê Estadual de Combate à Seca discutiu medidas importantes para agilizar o reconhecimento do estado de emergência dos municípios

Na manhã desta segunda-feira (21) o Comitê Integrado de Combate à Seca do Ceará, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou sua quarta reunião de trabalho. O encontro foi presidido pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Joaquim dos Santos Neto. Na ocasião, o grupo apresentou a atual situação do Ceará em relação a seca e discutiu medidas importantes para dá celeridade ao reconhecimento do estado de emergência dos municípios.

De acordo com o Coronel Neto, 69 municípios já encaminharam decreto de emergência à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), mas apenas Quiterianópolis, Quixeramobim e Tauá estão com estado de emergência reconhecido. Já a Operação Carro Pipa está atendendo 80 municípios e mais 20 solicitaram inclusão no programa. Neto informou que o comitê vai pedir apoio à Associação dos Municípios do Estado Ceará (Aprece) para que a entidade intervenha junto aos prefeitos e agilize o reconhecimento da situação de emergência dos demais municípios cearenses.

O comitê votou, por unanimidade, uma proposta em que os decretos de emergência seriam feito em bloco pelo governo estadual. A proposta ainda será encaminhada ao governador Cid Gomes, e se aprovada, o estado decretará de forma coletiva os municípios que estão em situação de emergência. A ideia é agilizar os investimentos da União para prover as necessidades de água e alimento dos cearenses. “As ações precisam ser executadas de forma mais célere e os recursos precisam vir o mais breve possível e distribuídos nos municípios”, frisou o comandante geral do Corpo de Bombeiros.

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Ceará, Francisco Agenor Pereira, lembrou que já estão chegando 15 mil toneladas de milho nos nove armazéns da companhia aqui no Estado. A saca de 60 quilos será comercializada a R$ 33,60 na venda balcão. Agenor destacou também que amanhã (22) haverá uma reunião na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, em Brasília, para agilizar uma portaria que disponibiliza 15 mil toneladas de milho aos agricultores cearenses ao preço de R$ 18,10 a saca de 60 quilos.

Na ocasião, o Ceará será representado pela Conab, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Defesa Civil do Estado e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). O secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, reconheceu a importância do comitê para esse momento delicado que o Ceará enfrenta. “A gente percebe que o comitê e a Defesa Civil estão desenvolvendo um trabalho muito bom. Todo esse gerenciamento de informação e essa integração de ações e atividades é algo muito importante para otimização dos investimentos”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo