Assessores parlamentares conhecem projetos da SDA

22 de maio de 2012 - 16:08

Assessores dos deputados estaduais cearenses conheceram as ações que serão executadas até o final de 2014 e o que está sendo feito para garantir a convivência com a estiagem

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, comandou reunião na tarde desta segunda-feira (21) com assessores dos deputados estaduais cearenses. O encontro teve o objetivo de apresentar os projetos que serão executados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), até o final de 2014, bem como as ações para garantir a convivência com a estiagem.

De acordo com o secretário, estão em andamento projetos estruturantes com recursos garantidos, através de parceria entre o Estado, União e Municípios. “Somente para abastecimento d’água, vamos investir R$ 200 milhões, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Isso vai garantir abastecimento d’água para os 184 municípios até o final de 2014. Uma equipe da SDA vai acompanhar a elaboração dos projetos de abastecimento d’água nos município e precisamos do apoio das Prefeituras Municipais nesse trabalho”, afirmou Nelson Martins.

Na ocasião, o secretário apelou aos deputados que mobilizem suas bases municipais para que as Prefeituras elaborem projetos de abastecimento d’água para serem contemplados com esses recursos.

Outra ação destacada pelo secretário foi a política de crédito autorizada pelo Governo Federal para os pequenos agricultores atingidos pela estiagem. R$ 1 bilhão disponibilizado pelo Banco do Nordeste com juros de 1% ao ano para pequenos agricultores com saque de até R$ 12 mil e três anos para começar a pagar, além da antecipação do pagamento do Programa Garantia Safra, beneficiando 240 mil agricultores cearenses, que estão aptos a receber o benefício. Os que não estiverem cadastrados, mas tiverem a declaração de apoio ao Pronaf, receberão o Bolsa-Estiagem.

Outros projetos

O secretário Nelson Martins destacou ainda que no mês de junho acontecerá a solenidade de assinatura do contrato entre o Banco Mundial e o Governo do Estado para a liberação dos US$ 100 milhões do empréstimo que será investido no Projeto São José III, para a execução de projetos de abastecimento d’água e desenvolvimento rural sustentável.

Ainda no que diz respeito ao abastecimento d’água, os assessores dos deputados conheceram o programa de cisternas da SDA. Estão em andamento duas licitações para a contratação de entidades sem fins lucrativos para a construção de 33400 cisternas de placa e mais 7200 quintias produtivos, sendo 4.200 cisternas de enxurradas e 1.500 barragens subterrâneas para abastecer os quintais. Além dos projetos de convivência com o semiárido que garantem geração de emprego e renda no campo, como a modernização das casas de farinha, a construção de mandallas, entre outros.

“A reunião com os assessores dos parlamentares tem como objetivo sempre manter uma proximidade e uma relação republicana entre os Poderes Executivo e Legislativo. Nós sempre estaremos a disposição dos deputados estaduais para quaisquer esclarecimentos”, afirmou Nelson Martins.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510