Secretários municipais de agricultura debatem seca e aftosa

23 de maio de 2012 - 20:34

O secretário Nelson Martins e o presidente da Adagri, Augusto Júnior, falarão sobre a campanha contra a febre aftosa e as ações do Estado para a convivência com a estiagem

O secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado Augusto Júnior, realizam na próxima sexta feira (25), seminário com os secretários de agricultura do Ceará. Na ocasião serão debatidos assuntos relacionados à primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e à sorologia do MAPA. “Precisamos do apoio de todos os municípios porque as ações são para beneficiar o Ceará”, diz Augusto Júnior, presidente da ADAGRI.

A campanha contra a aftosa será lançada em Sobral no próximo dia 31. A campanha, que geralmente acontece em maio no Ceará, irá começar dia 1º de junho. O adiamento é devido ao processo de sorologia do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O processo da sorologia inicia dia 18 de junho, mas ações relacionadas já começaram. Na primeira quinzena de maio, 241 propriedades foram sorteadas para passar pelo procedimento. Em cada fazenda, 20 animais entre 6 e 12 meses, serão avaliados. Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses.

O procedimento se estenderá por 30 dias. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A sorologia acontece em todos os Estados do Nordeste, com execeção da Paraínba e do Rio Grande do Norte, e serve de controle da doença.

O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará.

Na ocasião, o Secretário Nelson Martins também irá apresentar aos secretários, o Plano Estadual de Convivência com os Efeitos da Estiagem.

Serviço:

Seminário com secretário municipais de Agricultura sobre seca e aftosa

Hora: 9 horas

Local: Auditório do parque de exposições Governador César Cals, avenida Bezerra de Menezes 1820, São Gerardo

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137