Secretários de Agricultura do Ceará discutem aftosa, sorologia e seca

25 de maio de 2012 - 20:32

Os gestores foram orientados sobre a sorologia do MAPA que acontecerá no Ceará em  junho, a campanha contra a febre aftosa e ações de convivência com a seca

Secretários municipais de agricultura participaram nesta sexta-feira (25), no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, de seminário com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Na pauta, a sorologia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa e o plano de combate à estiagem no Ceará.

O encontro foi aberto pelo secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim. Ele iniciou a fala parabenizando a ADAGRI pelas ações de fiscalização nas áreas animal e vegetal. “Há um esforço muito grande da ADAGRI e precisamos do apoio das prefeituras também. A penalidade vai depender do cumprimento ou não da lei. Mas não existe trabalho sem esforço”, afirmou. Em seguida o assessor técnico da área vegetal Tito Carneiro, fez uma explanação sobre as atividades da diretoria.

O presidente da ADAGRI, Augusto Júnior como é o processo de sorologia. Para o Ceará conseguir fazer o processo, foi preciso atingir 81 pontos do relatório do MAPA. O maior déficit da Agência foi com relação ao controle de aglomeração de animais, ou seja, vaquejadas e feiras agropecuárias. “Esse era um ponto imprescindível do relatório, mas não tivemos pontuação positiva. Nosso apelo hoje é para que os secretários nos ajudem nesse quesito”, explicou Augusto.

As 241 propriedades sorteadas para participar da sorologia, a partir de 18 de junho, já foram escolhidas e visitadas pelos ficais da ADAGRI. Os produtores já escolheram os animais que terão o sangue coletado. Estes animais não podem ser vacinados contra a aftosa. Em outubro o MAPA divulgará o resultado. “Esperamos não haver problemas para alcançarmos o status de livre com vacinação”, disse Augusto.

O Presidente de ADAGRI também falou do aumento das fiscalizações nas fronteiras do Estado com a Paraíba e Pernambuco. Dezesseis barreiras sanitárias serão criadas (9 fixas e 7 móveis), as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual já fecharam parceria com o Governo. Profissionais que atuam nas barreiras estão orientados a voltar para a origem, todos os produtos e animais desses estados. As barreiras foram fechadas porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram as normas do MAPA para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Foi divulgada também a nova data para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa. O lançamento será dia 1º de junho, ás 16 horas, no novo Parque de Exposição de Sobral.

Estiagem

Sobre os problemas de estiagem no Ceará, Walmir Severo, diretor técnico da Ematerce destacou as medidas já adotadas para sanar os prejuízos causados pela seca: garantia safra (R$680 divididos em cinco parcelas para 240 mil agricultores) bolsa estiagem (R$ 400 para agricultores não contemplados pelo garantia safra) carros pipa (R$ 165 milhões), 53.785 cisternas, 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água (R$180 milhões) e redução dos valores da ração animal (saca de milho de R$ 40 para $18,75).

Outros detalhes do plano de combate a estiagem serão divulgados no encontro do Governador com os prefeitos, segunda-feira, às 9 horas, no Centro de Convenções, em Fortaleza.

Assessoria de Comunicação da Agência de Desefa Agropecuária do Ceará

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137