SDA entrega kits de ordenha para produtores de leite

28 de maio de 2012 - 15:35

A entrega beneficiou associações de produtores das regiões Centro Sul, Sertão Central e Região Norte

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregou, até este mês de maio, quase 500 kits de higienização de ordenha à associações de produtores rurais do Ceará. Nas regiões Centro Sul e Sertão Central foram contemplados os municípios de de Banabuiú, Quixeramobim, Acopiara, Piquet Carneiro, Jucás, Quixelô, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu e Pindoretama. Já na região norte foram beneficiados os municípios de Irauçuba, Pentecoste, Forquilha, Sobral e Santana do Acaraú. Produtores do assentamento Salgadinho, em Caucaia, também receberam kits.

De acordo com o técnico da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), Renato Lopes, a previsão é que sejam entregues mais 500 kits de higienização até o mês de junho, totalizando mil kits. “Os kits são entregues à associações beneficiadas com tanques de resfriamento de leite. Cada produtor recebe um kit”, informou.

Renato Lopes destacou também que os produtores recebem capacitação sobre os critérios de qualidade do leite, reserva alimentar do rebanho e orientações sobre as vantagens da produção de leite de qualidade. A ideia que os pequenos pecuaristas forneçam leite à indústria, ao comércio local e ao programa Leite Fome Zero.

Os Kits de Higienização da Ordenha foram adquiridos pela SDA em fevereiro de 2012, com investimento superior a R$ 196.6 mil. Cada kit é composto por itens como aplicador para desinfecção de teta, vasilhame plástico para transporte de leite (30 litros), balde de ferro para ordenha (10 litros), funil coador, caneca telada, um litro de solução de iodo glicerinado, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA