Campanha contra febre aftosa será lançada em Sobral

29 de maio de 2012 - 15:08

Esta será a primeira etapa da campanha que pretende tornar o Ceará zona livre de aftosa com vacinação. A solenidade contará com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho e o Governador do Ceará Cid Gomes, estarão presentes no lançamento oficial da 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2012. O lançamento será sexta-feira (1), no Parque de exposições João Passos Dias, em Sobral.

O lançamento será simultaneamente em vários Estados do Brasil. No Ceará, a campanha acontece paralelamente ao processo de sorologia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). É que o Estado atingiu a pontuação mínima exigida pelo MAPA e luta para alcançar o status de zona livre com vacinação.

Para isto, o Ceará barrou animais e produtos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, pois esses estados não atingiram a meta do MAPA e continuam na zona de risco médio da aftosa. Fronteiras sanitárias estão montadas nas divisas dos Estados e o que for pego dentro do Ceará sem autorização será sacrificado (animais) ou incinerado (produtos).

A meta este ano é superar o número de animais vacinados no ano passado. Em 2011, foram vacinados cerca de 95% dos mais de 2 milhões e 500 mil animais (bovinos e búfalos) do Ceará. Na ocasião, bovinos serão vacinados de maneira simbólica.

 

Serviço:

Data: 1º de junho

Hora: 16:00h

Local: Parque de exposições João Passos Dias – Avenida José Euclides Ferreira Gomes, s/n. Bairro Nova Colina – Sobral- Ce

 

Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Ceará

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
Twitter: @adagri

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br