SDA vai concorrer ao Prêmio Celso Furtado

29 de maio de 2012 - 15:55

O prêmio promove a reflexão sobre desenvolvimento regional e dá visibilidade a projetos transformadores da realidade socioeconômica

Na última quinta-feira (24) o coordenador de Programas e Projetos Especiais (Coppe) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Josias Farias Neto, participou do lançamento do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2012. O evento aconteceu no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.

Concedido pelo Ministério da Integração, o Prêmio objetiva promover a reflexão a cerca do desenvolvimento regional do Brasil. Nesta edição foi homenageado o professor, economista e político Rômulo de Almeida, o primeiro presidente do BNB, também responsável por ampliar, na época, o debate sobre a problemática regional brasileira.

De acordo com Josias Farias Neto, a SDA pretende concorrer ao prêmio nas categorias II e III, que contempla Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território. A ideia é inscrever as práticas exitosas do Projeto São José Agrário, desenvolvido pela SDA em áreas de assentamentos e com parceria de movimentos sociais, no âmbito do Projeto São José (PSJ).

Também será inscrito o Projeto Protagonismo Quilombola, financiado com recurso doado por um fundo japonês para desenvolver projetos de capacitação e intervenções estratégicas focadas em populações quilombolas. Farias informou também que a SDA irá inscrever experiências de gestão bem sucedidas de projetos produtivos no São José II. Serão destacadas atividades na área da cajucultura, agricultura irrigada e projetos produtivos não agrícola no quadro rural.

Além disso, Josias Farias Neto destacou que a SDA irá concorrer também com as estratégias do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (Projeto São José III). Nesta nova fase o foco será na inclusão produtiva, com destaque para a apicultura, piscicultura, caprinocultura, turismo rural e artesanato. “Essas ações da SDA são inovadoras e têm um potencial transformador da realidade socioeconômica das comunidades beneficiadas. E a proposta do Prêmio Celso Furtado é dá visibilidade a essas iniciativas”, argumentou.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2012 tem calendário de apresentação até dia 30 de junho, por meio do endereço www.integracao.gov.br/premio.

A apreciação dessas propostas e a seleção dos vencedores ocorrem no dia 17 de outubro, e a cerimônia de premiação será realizada em 5 de dezembro de 2012.

O valor total das premiações chega a R$ 209 mil divididos em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território.

“A novidade é que hoje temos uma parceria com o Instituto Celso Furtado para reconhecer trabalhos acadêmicos e políticas públicas, tanto projetos que tiveram sucesso, como os quintais produtivos da SDA, como ideias. E as ideias premiadas serão financiadas pelo Ministério da Integração para que saiam do papel”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio Castro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo