Melão: cinco variedades abastecem o mercado com ótimo preço e qualidade

30 de maio de 2012 - 18:30

11 mil toneladas das variedades Espanhol e Japonês foram comercializadas no ano passado

Em cinco variedades no mercado, o melão chega em grande quantidade e ótima qualidade para ser ainda mais consumido nesta época do ano. O fruto ocupa hoje o 10º lugar no ranking de consumo de frutas da Ceasa, segundo o Sistema de Informação de Mercado Agrícola.

Entre as variedades, com destaque para o Espanhol (amarelo) e o Japonês, estão também os melões Gália, Orange e Sapier. Os dois primeiros são listados entre os principais produtos comercializados nos entrepostos cearenses. Só no ano passado, 11 mil toneladas das variedades Espanhol e Japonês foram comercializadas e este ano, até o mês de abril, a comercialização destes itens alcançou a marca de 3,5 mil toneladas.

Os frutos são oriundos, principalmente, dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Os municípios de grandes produções cearenses são Limoeiro do Norte, Aracati, Jaguaruana, Quixeré, Marco e Acaraú. A exportação de melão já é uma realidade no Estado e deve ser ainda mais promissora neste ano. Mesmo com as poucas chuvas registradas no Ceará, o ano deve ser bom para os produtores.

“Esse produto é oriundo das áreas irrigadas, principalmente na região do Jaguaribe, que se abastece dos açudes de grande potencial do Estado, conseguindo manter as produções”, explica o analista de mercado da Centrais, Odálio Girão.

Quando o assunto é preço, a boa oferta traz ótimas notícias também para o consumidor. Este ano, o fruto pode ser comprado nesta época até 30% mais barato. O Espanhol e o Japonês estão custando em média R$1, o quilo. Já as outras variedades, Gália, Orange e Sapier, saem por R$1,50.

 

Assessoria de Impresa Ceasa Ceará

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121 
imprensa@ceasa-ce.com.br
Twitter: @ceasace

 

Assessoria de Comunicação de Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br