Exproaf 2012 começa nesta quinta-feira (7)

4 de junho de 2012 - 15:04

200 feirantes já estão pré-cadastrados para a 12ª Exproaf e a expectativa é que o evento movimente cerca de R$ 300 mil

Acontece de 7 a 10 de junho a 12° Exposição dos Produtores da Agricultura Familiar do Cariri (Exproaf). O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Cariri. O secretário da SDA, Nelson Martins, estará presente na abertura do evento.

Durante quatro dias, o Parque de Exposição Pedro Felício Cavancanti será espaço para comercialização de produtos agrícolas, artesanatos e animais. Os agricultores familiares ainda podem participar de seminários, saborear comidas típicas e prestigiar apresentações folclóricas e show regionais. Todas as atrações terão entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza, Graça Duarte, 200 feirantes já estão pré-cadastrados para participar da 12ª Exproaf e a expectativa é que o evento movimente cerca de R$ 300 mil em negócios. “A feira dá visibilidade aos produtos da agricultura familiar, fortalece o movimento de troca de experiências e é uma oportunidade concreta desses agricultores venderem seus produtores direto aos compradores”, destacou.

Graça Duarte comenta também que a Exproaf dinamiza a agricultura familiar do Cariri e gera novas oportunidade para diversificação da produção através das capacitações. Na ocasião, 80 produtores irão participar de oficinas em processamento do leite e de frutas. O destaque é para a Oficina sobre Fabricação de Picles. Um processo de armazenamento em embalagem à vácuo, que conserva frutas e verduras por mais tempo.

Quem visitar  a 12ª Exproaf poderá ainda conhecer unidades de produção montadas dentro do parque. Na Casa de Farinha será possível comprar, além da farinha, goma fresca e tapioca feita na hora. No Engenho de Cana, os visitantes poderão acompanhar todo o processo de produção da rapadura e se deliciar com o alfinim ainda quentinho. Já a Fazendinha vai mostrar o jeito caboclo de se viver e reproduzir fielmente uma unidade produtiva da agricultura familiar.

Serviço

12ª Exposição dos Produtores da Agricultura Familiar do Cariri (Exproaf)

Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavancanti, Rua Major José Gonçalves – Crato – Ceará

Período: de 7 a 10 de junho

Abertura às 18 horas

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA