Aberta 12ª edição da Exproaf

8 de junho de 2012 - 13:30

O evento segue até o próximo domingo (10) e reúne agricultores familiares de oito municípios da Região do Cariri

Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (7), a 12ª edição da Exposição de Produtos da Agricultura Familiar (XII Exproaf). A feira reúne até o próximo domingo mais de 200 agricultores familiares de oito municípios da Região do Cariri.

O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Cariri.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, lideranças sindicais dos trabalhadores rurais, de parlamentares e empresários da Região. Para o presidente da Fetraece, Moisés Brás, tanto o Governo Federal, quanto o Governo do Estado tem sabido reconhecer e valorizar os agricultores familiares. “Hoje cerca de 70% dos produtos comercializados nos supermercados vêm da agricultura familiar, e a nossa realidade é outra. Os trabalhadores têm acesso às políticas públicas para vender a sua produção, prova disso a realização da Exproaf”, destacou.

Presente à solenidade de abertura, o deputado federal José Guimarães, destacou a parceria entre os governos federal e do Ceará para desenvolver políticas que valorizem os agricultores familiares. “Hoje a agricultura familiar é uma importante atividade econômica em nosso país e cada vez mais nós temos políticas que desenvolvem o campo e valorizam os que tiram o seu sustento da terra”.

O deputado estadual Nelson Martins, ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, representou a Assembleia Legislativa na solenidade de abertura e destacou a parceria com os movimentos sociais do campo que levam às suas bases as políticas de desenvolvimento rural do Estado. Segundo ele “a Fetraece e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais têm sido fundamentais para capacitar os agricultores para que eles possam receber as políticas da SDA e utilizá-las para gerar renda no campo. A prova de que os resultados estão sendo positivos está na realização de mais uma edição da Exproaf, apesar do momento de seca”.

Nelson Martins destacou ainda que o Estado do Ceará tem realizado constante trabalho junto ao Governo Federal para minorar os efeitos da seca no Ceará. “Não têm faltado recursos para nós atendermos às vítimas da estiagem, nosso maior adversário é a burocracia”, afirmou.

Representando o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, a coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Duarte, destacou que a Exproaf fortalece o movimento de troca de experiências e é uma oportunidade concreta desses agricultores venderem seus produtores direto aos compradores. Segundo ela “a Exproaf dinamiza a agricultura familiar do Cariri e gera novas oportunidade para diversificação da produção através das capacitações”.

Até domingo estão sendo comercializados produtos da agricultura familiar, como frutas, verduras, produtos regionais e artesanato. Além disso, os agricultores familiares ainda podem participar de seminários, saborear comidas típicas e prestigiar apresentações folclóricas e show regionais. Todas as atrações terão entrada gratuita.

Ainda durante a Exproaf 2012, haverá capacitação para os agricultores familiares, que poderão participar de oficinas de processamento do leite e de frutas e conhecer um processo de armazenamento em embalagem à vácuo, que conserva frutas e verduras por mais tempo.

Quem visitar a 12ª Exproaf poderá ainda conhecer unidades de produção montadas dentro do parque. Na Casa de Farinha será possível comprar, além da farinha, goma fresca e tapioca feita na hora. No Engenho de Cana, os visitantes poderão acompanhar todo o processo de produção da rapadura e se deliciar com o alfinim ainda quentinho. Já a Fazendinha, idealizada pela Ematerce, vai mostrar o jeito caboclo de se viver e reproduzir fielmente uma unidade produtiva da agricultura familiar.

Campanha contra a febre aftosa

Também durante a Exproaf, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e a Ematerce farão um trabalho para conscientizar os criadores de gado a vacinar os animais contra a febre aftosa.

“Temos muitos criadores aqui na Região, e também estamos com um estande conjunto da Adagri e Ematerce para esclarecer sobre a campanha contra a febre aftosa. Aqui no Cariri também estamos empenhados em contribuir para que o Ceará vire zona livre de aftosa com vacinação”, afirmou a gerente da Ematerce no Cariri, Elcileide Mendonça.

A Campanha Estadual de Combate à Febre Aftosa foi lançada no último dia 1 de junho, em Sobral. A meta para 2012 é vacinar 100% do rebanho no Ceará.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510