BNDES confirma investimentos nas cadeias produtivas do Ceará

11 de junho de 2012 - 22:23

Em reunião com representantes da SDA, o BNDES confirmou investimentos nas cadeias produtivas do Ceará com recursos do Fundo Social da instituição

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir o investimento de R$ 10 milhões 110 mil que será feito nas cadeias produtivas do Ceará. Outros R$ 10 milhões 110 mil, também para o mesmo investimento virão do Ministério da Integração Nacional.

Receberão investimentos as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, fruticultura, mandiocultura, apicultura, horticultura, pecuária leiteira. A novidade, segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário em exercício, Antônio Amorim, é que os agricultores beneficiados é que deverão apresentar os projetos. “Técnicos da SDA e do Instituto Agropolos serão os orientadores dos agriculotores familiares que serão contemplados com esses recursos, mas o fundamental é que eles nos digam onde devem acontecer os investimentos”, afirmou.

As propostas de investimentos e o plano de negócios deverá ser apresentado ao BNDES até o início do mês de julho. Também com esses recursos, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário pretende ainda construir 575 barragens subterrâneas e 551 projetos de irrigação, que devem ocupar, cada um, uma área de aproximadamente dois hectares.

O deputado estadual Nelson Martins, que em maio, iniciou essa negociação com o BNDES, quando estava a frente da pasta, destacou que a instituição tem realizado importantes investimentos na agricultura familiar. “Agora o desafio dos agricultores é apresentar boas propostas, em parceria com a SDA para que eles sejam contemplados”, afirmou o parlamentar.

O gerente do departamento de economia solidária do BNDES, Leonardo Pamplona, destacou que o objetivo dessa iniciativa é a inclusão dos agricultores familiares de baixa renda no desenvolvimento das cadeias produtivas. “Nós queremos que eles possam ser capacitados para fornecer para as indústrias locais e até mesmo de fora e quem sabe, possam criar pequenas indústrias para também fornecer para o comércio dos municípios”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br