Hortaliças, frutas e cereais: preços já apresentam alterações nesse mês

14 de junho de 2012 - 14:44

Comparativo de preços entre os meses de maio e junho demonstra declínio e estabilidade na maioria dos produtos

Os primeiros dias do mês junho já indicam mudanças positivas ou pelo menos estáveis no cenário dos preços, se compararmos ao mês anterior. O último comparativo semanal divulgado pelo Sistema de Informações de Mercado Agrícola (SIMA), da Centrais, constatou a informação comparando os preços dos principais produtos comercializados no Entreposto Central, em Maracanaú, considerando a última semana de maio e a primeira desse mês.

As frutas apresentaram queda de até 14,3 % em quatro itens – melão amarelo, coco seco, laranja pêra e melancia. Já entre as hortaliças, cinco apontaram preços inferiores aos praticados anteriormente e chegaram a ser comercializadas até 32% mais barato. Nesta lista estão batata doce, jiló, pimentão, tomate e vagem.

Outros produtos dos dois grupos também apresentaram estabilidade nos preços. Nas frutas, permaneceram estáveis 10 itens – abacaxi, banana pacovan e prata, coco verde, goiaba, limão galego, mamão hawai e formosa, manga tommy e sapoti. Nas hortaliças, o número de produtos estáveis sobe para 14 – abóbora caboclo e leite, alface hidropônica, aipim, alho roxo, berinjela, beterraba, cenoura, couve-flor, feijão verde, inhame, maxixe, quiabo e repolho híbrido.

Mas a queda mais esperada e significativa ficou por conta dos cereais. O feijão, que sinalizou grandes aumentos nos últimos três meses, surpreendeu com uma queda de até 50% nos preços. O tipo corda, um dos mais procurados no mercado cearense trouxe melhora nas vendas. “Eu nunca vi o feijão ficar tão famoso como nos últimos meses, tudo por causa dos preços altos. Todo mundo perguntando e esperando baixar”, diz sorrindo Josué Rodrigues, comerciante do Entreposto. A saca de 60kg do corda custava R$300 e hoje pode ser comprada a R$150.

Além do feijão de corda, o carioquinha também começa a declinar. Mesmo tímido, o preço caiu 16,7%. Ainda entre os cereais, a farinha está 2,5% mais barato e o milho em grãos 4,8%.

Segundo o analista de mercado da Ceasa, Odálio Girão, os preços desse mês podem ser explicados por mais de um motivo. “O nosso comerciante busca o produto que o consumidor precisa onde existir oferta e as zonas irrigadas também são importantes para o abastecimento nesses momentos. Além disso, as ações do Governo do Ceará e de outros estados que sofrem com a seca também já trazem resultados. Isso é importante”, explica o analista.

Na próxima semana, o SIMA divulgará um novo comparativo no site da Centrais. Desta vez, contemplando a primeira semana de junho com a segunda semana do mesmo mês.

Confira o comparativo de frutas e hortaliças e acesse semanalmente novas informações na aba Informações de Mercado do site www.ceasa-ce.com.br ou pelo telefone 0800.2801201.

 

Assessoria de Imprensa Ceasa Ceará

Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121
imprensa@ceasa-ce.com.br
Twitter: @ceasace

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda –  estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br