Técnicos da SDA e Ematerce se preparam para construir planos de negócios

15 de junho de 2012 - 15:51

SDA e Instituto Agropolos realizam o primeiro de uma série de cursos de capacitação para a elaboração de Projetos e Planos de Negócios Associativos

Trinta técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Ematerce participaram do curso de “Elaboração de Projetos e Planos de Negócios Associativos”, promovido pelo Instituto Agropolos em parceria com a SDA de 12 a 14 de junho. “Esse é o primeiro curso de uma série que a SDA vai promover para capacitar 100 técnicos no tema”, conta Airton Cruz, coordenador do Programa de Acesso a Mercados do Agropolos.

O objetivo é nivelar o conhecimento desses técnicos que trabalham em campo e podem atuar dentro da nova proposta do Governo do Estado de financiar projetos que partam dos próprios agricultores familiares e não venham mais de cima para baixo. Agora são eles que dizem no que querem investir e constroem seus projetos em parceria com os técnicos da secretaria e das entidades parcerias, como o próprio Agropolos.

O curso tem 16 horas de aula teórica e mais 16 de aula prática para estabelecer uma metodologia única de elaboração dos projetos e planos de negócios, sempre a partir de estudos prévios sobre a cadeia produtiva que vai ser contemplada.

Para essa primeira turma, a segunda etapa acontece nos dias 17 e 18. Nesse meio tempo os técnicos vão fazer um trabalho de campo em grupo elaborando oito planos de negócios conforme o que viram em sala de aula para depois apresentá-los e discuti-los com a turma.

Antes disso, no dia 14, tem ainda uma aula sobre a organização de cooperativas. Dois especialistas na área ministraram as aulas do dia 12 a 14, Jean Pierre Medaets, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e doutor em desenvolvimento sustentável, e Antônio José, membro da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes).

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Agropolos

Marina Tominatti

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | asscom@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @ImprensaSDA


Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br