Comitê discute segurança hídrica e alimentar

18 de junho de 2012 - 19:35

O Comitê sugeriu que sejam priorizadas as ações para recuperação e instalação de poços nas sedes de municípios e distritos em risco de colapso no abastecimento d’água

Na manhã desta segunda-feira (18) o Comitê Integrado de Combate à Seca realizou mais uma reunião e o grupo focou as discussões em torno da segurança hídrica e alimentar dos sertanejos. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, conduziu os trabalhos e apresentou resultados significativos do comitê para minorar os efeitos da estiagem.

De acordo com Amorim, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) já elaborou 292 projetos de agricultores e encaminhou ao Banco do Nordeste para financiamento através do crédito emergencial de até R$ 12 mil. Além disso, “quase cinco mil produtores já estão inscritos na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para comprar milho no valor de R$ 18,10 a saca”, destacou. Grande parte desses agricultores já está comprando o produto com esse valor subsidiado.

Conforme Amorim, 121 municípios já postaram os laudos de perdas no sistema do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para acessar o Garantia Safra. Até o último dia 15 já constavam 54 municípios que podem se enquadrar na folha de pagamento do Ministério. O secretário informou que a parcela extra era prevista para 30 de junho, mas possivelmente será paga em outro momento.

O coordenador da Operação Carro Pipa, Coronel Claudemir Rangel, informou que 483 carros pipa estão atendendo 508.972 pessoas em 80 municípios. Rangel acrescentou que a operação está em fase de implantação em mais 13 municípios, onde as atividades devem iniciar em 1º de julho. “A quantidade de localidades atendidas está aumentando de forma expressiva”, comentou.

Já o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Hélcio Costa Lima, informou que já foram investidos mais R$ 1,2 milhão com carros pipa para abastecimento de cisternas. Já para a recuperação de poços profundos a demanda dos municípios atinge um valor superior a R$ 5,6 milhões e as demandas para recuperação e aquisição de poços alcançaram recurso superior a R$ 3,9 milhões. “A recuperação de alguns poços exige compra de equipamentos que serão incluídos no investimento. A verba é insuficiente e outro Plano de Trabalho será feito para novo repasse emergencial”, observou.

Os órgãos e entidades representados no Comitê mostram preocupação com a segurança hídrica da população sertaneja. As discussões têm focado na qualidade da água dos mananciais e em medidas para prevenir contaminações.

O comitê sugeriu que fosse priorizada a aplicação de recursos para recuperação e instalação de poços nas sedes de municípios e distritos em risco de colapso no abastecimento d’água, conforme relatório do Grupo de Trabalho formado pela Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh), Companhia de àgua e Esgoto do Ceará (Cagece), Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

O grupo apresentou estudo com o seguinte nível de prioridade: Quiterianópolis, Ararendá, Pedra Branca, Santa Cruz do Banabuiu, Tauá (Bom Jesus), Salitre, Tamboril (Sucesso), Beberibe, Itarema, Catunda, Novas Russas, Irauçuba, Itapagé, Ererê (Santa Maria), Potiretama e Pereiro (Crioulas).

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo