SDA discute projetos com Ministérios

19 de junho de 2012 - 15:03

O secretário Antônio Amorim visitou vários ministérios e discutiu programas como o Garantia Safra, PAA, Leite Fome Zero e Água para Todos

Na última sexta-feira (15) o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, esteve em Brasília e visitou ministérios e entidades para agilizar projetos e convênios da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O coordenador das  Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto, e a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Mônica Macedo, acompanharam o secretário.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Amorim tratou do pagamento do Garantia Safra e liberação da segunda parcela do Programa Pacto Federativo. O recurso do Pacto Federativo será para aquisição de equipamentos que já estão licitados. De acordo com Amorim, 50% o programa está funcionando e a previsão é de implementar o restante a partir desse mês de junho.

Na visita ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o secretário discutiu o ajuste do preço do leite pago pelo Governo Federal aos produtores que fornecem ao Leite Fome Zero. O preço atual é de R$ 0,72, baseado numa avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para Amorim, avaliando-se pelo Programa de Geração de Emprego da Agricultura Familiar (PGPAF), é possível praticar um preço melhor. “Estamos esperando até o final deste mês de junho para fazer um ajuste mais adequado”, informou.

No mesmo ministério, tratou-se também de ajustes nos preços dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e medidas para que continue o processo de abastecimento, mesmo com as dificuldades da seca. A equipe da SDA recebeu com entusiasmo a informação de que o MDS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) planejam instalar uma fábrica de leite em pó no Nordeste. O equipamento irá beneficiar a produção dos agricultores familiares da região.

“Vamos articular com os outros estados da Região, a partir de uma conversa com o governador Cid Gomes, para que possamos instalar uma fábrica de leite em pó, da agricultura familiar, aqui no Ceará”, adiantou.

O secretário Amorim esteve também no Ministério da Integração Nacional, onde discutiu projetos produtivos que terão recursos liberados para os próximos meses. Amorim informou que está discutindo com toda a equipe de engenharia da SDA para aprimorar as propostas do Projeto Água para Todos. “Estamos no momento final de ajustes para que inicie as ações concretas, pois já  temos muitas demandas aqui na SDA para este projeto”, destacou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | asscom@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @ImprensaSDA