Produtores rurais de Canindé pedem projetos de abastecimento d’água

20 de junho de 2012 - 20:06

Os produtores rurais reivindicaram abastecimento d’água para comunidades do município. As demandas serão apresentadas ao Comitê Integrado de Combate à Seca

Na manhã desta quarta-feira (20), o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participou de reunião com pequenos produtores do município de Canindé. A principal reivindicação apresentada pelos trabalhadores diz respeito ao abastecimento d’água para as comunidades.

Segundo Sérgio Pinto, assessor territorial dos Sertões de Canindé, os agricultores do município necessitam de água para consumo e produção. “Estamos reivindicando mais cisternas de placa e poços profundos com dessalinizadores, pois a água de muitas comunidades ainda é salobra. Outra reinvidicação são os sistemas simplificados de irrigação”, afirmou.

Uma representação dos agricultores vai comparecer à próxima reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, na próxima segunda-feira, em Fortaleza para apresentar essas solicitações. “O comitê vai deliberar sobre esses pedidos, e usando os recursos federais e estaduais destinados para essas ações”, afirmou o secretário Antônio Amorim.

Amorim destacou ainda que os agricultores devem procurar o Escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) de Canindé para solicitar a elaboração dos projetos de irrigação e abastecimento d’água. No caso dos poços profundos, é necessário um estudo geofísico e georreferenciado do lugar onde vai haver a perfuração. “A Ematerce está no município para atender os agricultores e contribuir para amenizar o sofrimento provocado pela estiagem, e os trabalhadores precisam demandar projetos”, concluiu.

Garantia-Safra

A Assembleia Legislativa aprovou a tramitação em regime de urgência da mensagem do Governo do Estado que garante o pagamento de mais uma parcela do Garantia-Safra aos agricultores cadastrados no programa.

O projeto segue para as comissões da Assembleia e nesta quinta-feira (21) deve seguir para a apreciação pelos deputados em Plenário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510