SDA mapeia comunidades quilombolas

28 de junho de 2012 - 18:08

Desde 2009, já foram mapeadas 70 comunidades em 32 municípios cearenses

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza, desde 2009, mapeamento das comunidades quilombolas cearenses. O trabalho é feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (Codea) e Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (Coppe). O mapeamento fortalece a causa quilombola no Estado.

De acordo com a técnica da Codea, Viviane Mota, já foram mapeadas 70 comunidades reconhecidas pela Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas do Ceará (Cequirce) e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). As comunidades estão localizadas em 32 municípios nos territórios Cariri, José de Alencar, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Sertão Central, Inhamuns Cratéus, Sobral, Vales do Curu / Aracatiaçu e Vale do Jaguaribe.

Conforme Viviane Mota, em 51 comunidades já foi aplicado um questionário que traça o perfil socioeconômico desses povos. “O objetivo é conhecer a realidade dessa população e saber que políticas públicas podem ser acessadas por essas comunidades”, justificou.

Atualmente, a SDA trabalha com o Projeto Protagonismo Quilombola, financiado por um fundo japonês. O projeto atua com ações de assistência técnica e extensão rural, construção de centros digitais e centros de multiuso. Segundo o assessor técnico da Coppe, Eugênio Costa, o Projeto Protagonismo Quilombola beneficia comunidades nos municípios de Tamboril, Salitre, Pacajus, e Ipueiras. Ao todo, foram investidos em torno R$ 326 mil, contemplando mais de 600 famílias.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA