Campanha contra a febre aftosa será encerrada neste sábado

29 de junho de 2012 - 18:52

 

Os escritórios da Adagri no interior do Ceará estarão de plantão até às 14 horas para receber a declaração de vacina dos produtores. A campanha não será prorrogada

Sábado (30) é o último dia para os produtores e criadores de gado bovino e bubalino vacinem o seu rebanho contra a febre aftosa. A campanha não será prorrogada e os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), no interior do Ceará, ficarão abertos até às 14 horas para receber as declarações de vacina.

“Quem não vacinou os animais deverá pagar multa de R$ 14, por cabeça não vacinada, e fazer uma vacinação acompanhada pelos fiscais da Adagri, para que nós tenhamos o conhecimento real de todo o rebanho do Estado do Ceará”, lembrou o secretário o do Desenvolvimento Agrário Antônio Amorim.

A declaração de vacinação também pode ser feita nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e nas sedes das secretarias municipais de Agricultura que estão engajadas na campanha. “Nós queremos ter vacinado até este sábado, 90% do nosso rebanho, índice exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para que o estado se torne zona livre de aftosa com vacinação. Nós precisamos do apoio dos produtores do Ceará, para que eles vacinem o rebanho”.

O Ceará busca atingir o índice de zona livre de febre aftosa com vacinação. O Mapa está realizando sorologia. Cerca de 5 mil animais selecionados para não receber a vacina contra a aftosa, terão o sangue coletado para realização do exame da doença. Duzentas e quarenta e uma propriedades foram sorteadas, e em cada uma delas, 20 animais foram escolhidos para a colheita do sangue. Esses animais não não podem ser vendidos ou transferidos durante 90 dias e o controle é feito por um brinco padronizado pela Adagri.

Além do Ceará, buscam o status de livre de febre aftosa com vacinação, os estados de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão e o norte do Pará.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Agropecuário

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
Twitter: @adagri