SDA participa de comemoração do ano internacional das Cooperativas

2 de julho de 2012 - 20:05

 

Agricultores familiares já organizam pequenas cooperativas para organizar processos produtivos e comercialização de seus produtos

A Assembleia Legislativa realizou na última sexta-feira (29 de junho) sessão solene para comemorar o ano internacional das cooperativas, comemorado em 2012, conforme declaração oficial da Organização das Nações Unidas. Na ocasião foram comemorados os 40 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB-CE). O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participou do evento representando o Governo do Estado do Ceará.

O deputado estadual Lula Morais, um dos autores da iniciativa, disse que o crescimento da nossa economia está no aquecimento do consumo interno, por meio da ampliação de linhas de crédito. “Entre as várias oportunidades disponíveis no mercado, o cooperativismo de crédito se diferencia, cresce e se consolida” afirmou. Para ele, as cooperativas têm dado uma grande contribuição no desenvolvimento socioeconômico, no que concerne a redução da pobreza, geração de empregos e integração social.

O presidente da OCB-CE, João Nicédio Alves, falou em nome da entidade. Ele destacou as ações da organização na capacitação, preparação e aprimoramento das pessoas ligadas ao cooperativismo. “Temos hoje, no Brasil, mais de 10 milhões de cooperados”, enfatizou. Para o presidente da OCB-CE, as cooperativas são instrumentos de desenvolvimento inclusivo, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais e econômicas.

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais se fundamentam na participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.

Na solenidade, foram entregues, pelo Sindicato e a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará, placas comemorativas a representantes de personalidades que deram apoio às cooperativas cearenses: presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio; governador do Estado, Cid Gomes; deputado federal Raimundo Gomes de Matos e deputado estadual Nelson Martins.

De acordo com o secretário Antônio Amorim, as cooperativas representam uma ação empreendedora de um grupo que quer desenvolver e se especializar em uma atividade. “No Ceará, o  setor agropecuário está reinventando a forma de fazer cooperativa, partindo da bacia leiteira e se intensificando no meio da agricultura familiar, que estão formando pequenas cooperativas para elaborar processos produtivos e comercializar os produtos ali produzidos”, destacou o secretário.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br