Começa a V Feceaf

6 de julho de 2012 - 14:09

A feira reúne agricultores familiares que expõem e vendem produtos até o próximo dia 8 (domingo). Haverá também capacitações e apresentações culturais

Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (5), a quinta edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf). O evento acontece no Parque de Exposições César Cals e reúne agricultores familiares que expõem e vendem produtos agrícolas, animais e artesanatos.

Promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Ceará (Fetraece), a feira é apoiada por instituições públicas e privadas e recebe agricultores familiares de todo o Estado. Entre os participantes está a dona Rita Maria de Oliveira, agricultora familiar do município de Tururu, que teve uma Mandalla financiada pela SDA. “Hoje eu e meus filhos produzimos no quintal da nossa casa, e ainda participamos da feira livre de Itapipoca de 15 em 15 dias. Tivemos assistência técnica da Ematerce e hoje comercializamos nossa produção caseira”, afirmou a agricultora.

Para o presidente da Fetraece, Moisés Bráz, a Feceaf mostra o quanto é importante a agricultura familiar, e o quanto ela precisa ser valorizada. “Mesmo em um período de estiagem, os trabalhadores não deixaram de produzir e estão aqui para fazer negócio”, destacou. Segundo Bráz, os Governos Federal e cearense têm feito importantes parcerias com os agricultores familiares para desenvolver a atividade.

O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra, também compareceu à solenidade de abertura e destacou que o lançamento do Plano Safra para a Agricultura Familiar pelo Governo Federal, que vai investir R$ 22,3 bilhões, sendo R$ 18 bilhões para as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que a agricultura familiar já está se destacando nas exportações do Ceará. “Boa parte das exportações cearenses vêm da agricultura familiar, através das cooperativas. Ela representa muito mais em nosso PIB do que nós imaginamos e precisamos continuar com essa política de valorização do setor”.

O secretário do Desenvolvimento Agrário considera que a Feceaf contribui com a divulgação da agricultura familiar, responsável por 70% dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros e cearenses. “A Feceaf tem também a contribuição cultural, com uma programação bastante vasta e ainda ofecere capacitação para os participantes. Além disso, a feira oferece aos agricultores o contato direto com o consumidor”, ressalta o secretário.

Maior rapadura

Durante a V Feceaf está exposta a maior rapadura do mundo, que foi produzida com 40 toneladas de cana, em dois engenhos no município de Pindoretama. Segundo o agricultor Antônio Costa Ferreira, a rapadura pesa 4,5 mil quilos e tem 3,90 metros de altura por 1,90 metros e ficará em exposição durante todos os dias da feira.

A Feceaf 2012 conta também com exposição e venda de caprinos e ovinos, frutas, legumes, mel de abelha, castanha de caju e muitos outros produtos cultivados de forma sustentável. Os visitantes encontram artesanato em palha de milho, couro e madeira. A feira é estará aberta ao público até o próximo domingo (8), das 8h as 22 horas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br