Fedaf assina projetos durante a V Feceaf
9 de julho de 2012 - 17:06
Com investimento superior a R$ 223 mil, foram contemplados os municípios de Assaré, Caucaia, Guaiuba, Ipaumirim, São Benedito, Lavras da Mangabeira e Ubajara
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, assinou no último sábado (7), sete projetos a serem financiados pelo Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf). A assinatura contemplou agricultores dos municípios de Assaré, Caucaia, Guaiúba, Ipaumirim, São Benedito, Lavras da Mangabeira e Ubajara.
Com investimento superior a R$ 223 mil, serão financiados projetos de cultivo protegido de hortaliças, irrigações sustentáveis de aluviões e irrigação com energia solar. O Fedaf foi criado pelo Governo do Estado, em janeiro de 2008, e tem o objetivo de apoiar financeiramente as ações inovadoras da agricultura familiar no Ceará.
O secretário Nelson Martins pediu que os trabalhadores prestem conta dos recursos e tragam o desenvolvimento para a agricultura familiar. “Quem banca o Fedaf é o Estado do Ceará e nós pedimos aos que receberam este financiamento para que apliquem o recurso corretamente. Assim, o fundo terá retorno e vocês poderão utilizá-lo para fazer novos financiamentos”, ressaltou.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Braz, o Fedaf é resultado da luta dos movimentos sociais e sindicais. “Nós agora temos que fazer com que mais agricultores tenham acesso a este fundo”, frisou.
Já o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, destacou a importância do trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) na elaboração e execução de projetos com recursos do Fedaf. “Nosso desafio é fazer com que os agricultores familiares apresentem bons projetos para serem financiados e para isso nós temos a Ematerce e a Codaf”, lembrou.
O Fedaf financia o cultivo de hortaliças, flores e plantas medicinais, a irrigação sustentável de aluviões, a irrigação com energia solar e energia eólica, os quintais produtivos, o apoio para a comercialização em feiras, a ovinocaprinocultura, apicultura e a agroindústria familiar.
O recurso é repassado, através de uma instituição financeira, ao agricultor familiar. A SDA, por meio da Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred), coordena e realiza os convênios com as instituições.
Capacitação PAA Leite
Nelson Martins e Antônio Amorim prestigiaram também o encerramento do curso de capacitação dos fornecedores de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). Participaram agricultores de Itapipoca, Russas, Pedra Branca, Crato, Amontada, Jaguaruana e Barbalha.
A capacitação foi oferecida pelos técnicos da Ematerce e teve a participação de diretores da Fetraece. “Esta capacitação é muito importante porque a agricultura familiar está ocupando importante espaço no nosso mercado e estamos permitindo aos agricultores oferecer um produto de qualidade”, destacou Lúcia Sousa, técnica da Ematerce.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismocicero.lacerda@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA