Agricultura familiar movimenta a Expocrato

10 de julho de 2012 - 20:57

Agricultores familiares da Região do Cariri expõem seus produtos durante a exposição, fazendo negócios e divulgando a atividade para todo o país

Trabalhadores da agricultura familiar dos municípios da Região do Cariri estão expondo e comercializando seus produtos diretamente aos consumidores durante a Expocrato. Entre os produtos em exposição, frutas, verduras, artesanato e ainda um engenho e uma casa de farinha, considerados os destaques do setor na exposição.

O engenho é da comunidade do Coité, em Barbalha, e além da Expocrato, funciona durante os eventos que acontecem no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Produz rapadura, caldo de cana e mel e recebe visitantes do Cariri e turistas. “Este engenho representa o reconhecimento do trabalho da associação, pois aqui nós mostramos os nossos produtos diretamente ao consumidor”, afirmou a agricultora Socorro Sales, integrante da comunidade. A associação da comunidade do Coité também fornece alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na Casa de Farinha, os visitantes podem saborear tapioca, beiju, queijadinha e outras iguarias típicas da Região do Cariri. É mantida pela comunidade do assentamento Malhada, no Crato. Segundo o agricultor José Ferreira, a oportunidade de expor os produtos durante a Expocrato significa melhoria da qualidade de vida para muitos agricultores. “Nós estamos mostrando o nosso trabalho aqui há oito anos, e vendemos nossos produtos diretamente para os clientes, que também nos divulgam”, afirmou.

Tanto o engenho como a casa de farinha tiveram os projetos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que oferece assistência aos agricultores que tocam esses projetos.

Capacitações

Ainda durante a Expocrato, a Ematerce, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) estão oferecendo capacitações aos agricultores e expositores, apresentando tecnologias e inovações que podem ser usadas a favor da agricultura familiar.

“A exposição dos produtos da agricultura familiar na Expocrato representa um avanço nas oportunidades de negócios que o setor proporciona. Quem expõe aqui passa o ano todo se preparando e este momento coroa todo um trabalho”, afirma Elcileide Mendonça, gerente regional da Ematerce no Cariri.

Fazendinha

Ainda durante a Expocrato está em funcionamento uma fazendinha típica da zona rural cearense. O equipamento foi idealizado pela Ematerce para os agricultores familiares e está sendo usado para oferecer capacitação sobre como produzir alimento para o rebanho através de silagem e de feno.
Negócios

O Banco do Nordeste, presente à Expocrato, também está financiando projetos da Agricultura Familiar, que podem ser contratados durante o evento.
A Ematerce elaborou projetos de desenvolvimento da agricultura familiar que serão financiados pela instituição. São linhas de crédito para aquisição isolada de animais reprodutores e matrizes e máquinas e equipamentos, com as taxas mais competitivas do mercado. A maioria dos programas de financiamento tem amparo no Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br