SDA participa do V Congresso Brasileiro da Mamona

10 de julho de 2012 - 19:45

Será de 16 a 19 de julho, em Guarapari, no Espírito Santo, onde Ceará vai apresentar a sua candidatura à sede do encontro em 2014

Equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participará do V Congresso Brasileiro da Mamona (V CBM) e II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (II SIOE). Será de 16 a 19 de julho, em Guarapari, no Espírito Santo. Com o tema “Desafios e oportunidades”, o evento irá discutir os gargalos da produção bioenergética e as oportunidades de soluções para este setor.

A equipe da SDA será representada pelo coordenador da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, o coordenador estadual do Projeto Biodiesel, Ademar Holanda, e quatro engenheiros agrônomos da secretaria.

A programação do evento será composta por conferências, palestras e mesas redonda. O V CBM contará com participação de instituições públicas e privadas, órgãos de pesquisa, cooperativas de produtores e industriais da área de oleaginosas, além de secretários estaduais e municipais de agricultura de todo país.

De acordo com Renato Rocha, secretário executivo da Comissão Científica do congresso, “o evento objetiva fomentar a produção das culturas oleaginosas e indicar o caminho para escoamento da produção, além de divulgar os avanços tecnológicos e descobertas científicas desta área”. Conforme Rocha, já foram inscritos 422 trabalhos em 12 áreas temáticas. Desses, 144 terão apresentação oral e o restante será apresentado em banners.

O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, destacou que o Ceará é apontado para sediar o Congresso Brasileiro da Mamona em 2014. Para Amorim, a participação da SDA na edição atual do evento é uma oportunidade para justificar a importância do próximo congresso ser feito aqui. “O Ceará é o estado que tem hoje o maior plantio de oleaginosas, com exceção da Bahia, que já tem tradição nessa cultura”, comentou.

Amorim lembrou também que o Ceará se destaca no Programa Biodiesel e ele atribui esse sucesso aos subsídios do governo do Estado. “Desde de 2008 o governador Cid Gomes determinou que nunca se vendesse um quilo sequer de mamona a um preço menor que 1 real e isso foi muito importante para que as pessoas acreditassem no Programa Biodiesel”, considerou.

Dados da Produção no Ceará

De acordo com o orientador da Célula de Bioenergia e Culturas Agroindustriais da Codaf, Roberto Virgínio de Sousa, em 2012, o Projeto Biodiesel cearense planejou trabalhar com 25 mil produtores de oleaginosas (mamona, algodão e girassol), numa área superior a 42,6 mil hectares e investimento superior a R$ 24,7 milhões. Em função da seca, desses 25 mil produtores, o programa atualmente trabalha com 14.330 agricultores, com área correspondente a 27 mil hectares de oleaginosas.

“Cada produtor cadastrado no Programa Biodiesel recebe incentivo de R$ 200,00 do governo do estado por hectare plantado, após comprovação do plantio”, informou Roberto Sousa. O valor é pago em duas parcelas de R$ 100,00.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, em 2012, a produção total de oleaginosas no Ceará alcance 5.761 toneladas, numa área de 36.376 hectares. Em 2011, o Estado produziu 21.310 toneladas de mamona, algodão e girassol, numa área de mais 55.8 mil hectares.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo