V Feceaf movimenta R$ 120 mil

10 de julho de 2012 - 16:01

O evento reuniu 300 expositores, 120 capacitandos e média de 30 mil visitantes

“A realização dessa feira tem uma importância muito grande porque é você incentivar o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar”. Foi o que destacou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ao se referir a V Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), realizada no Parque de Exposições Governador César Cals. O Evento teve inicio na quinta-feira (5) e encerrou no último domingo (8).

Durante a feira, a população da capital prestigiou eventos culturais e comprou produtos agrícolas e artesanatos em palha de milho, carnaúba, couro e madeira. Os visitantes se encantavam com a qualidade das mercadorias e criatividade dos agricultores. “Isso é uma prova de que os produtos da agricultura familiar são muito apreciados pela população”, frisou o secretário.

O agricultor Antônio Fernandes de Sousa veio de Baturité para expor e vender peças artesanais produzidas a partir da carnaúba. Ele comenta que sempre participa de feiras e destacou que “a Feceaf é também oportunidade para divulgação”. Já agricultora familiar, Maria de Jesus Soares, veio de Crateús e trouxe doces, castanhas, frutas e cajuína. “O que eu gosto também nessas feiras é da troca de experiência e das capacitações”, frisou.

De acordo com a coordenação da V Feceaf, o evento reuniu 300 expositores, média de 30 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 120 mil. 120 feirantes participaram de oficinas de processamento de leite, peixe, mel e frutas e de Acesso aos mercados institucional e comum. Ainda conforme a coordenação da feira, houve concurso de raça de 240 animais caprinos, ovinos e bovinos e concurso leiteiro de bovinos e caprinos.

“Esperamos que cada homem e que cada mulher tenha a consciência da importância desse momento para o movimento sindical e para a agricultura familiar”, ressaltou Lucilene Batista, secretária geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). “A organização dos trabalhadores e das trabalhadoras é a melhor saída para que a gente possa melhorar a nossa qualidade de vida”, completou.

O secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, destacou a qualidade dos animais expostos na feira. “Este setor agropecuário tem condições de ampliar grandes negócios e gerar oportunidades de trabalhar a venda direta da carne e dos animais”, afirmou. A Feceaf é promovida pela SDA, e Fetraece e recebe apoio de instituições públicas e privadas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | asscom@sda.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @ImprensaSDA