Leilões movimentam Expocrato

12 de julho de 2012 - 13:55

Quatro leilões acontecerão até sábado. Além da comercialização de animais, haverá também comercialização de sêmen para o melhoramento genético

A partir desta quinta-feira (12) começam os leilões de animais na 61ª Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato). Os leilões oferecem a oportunidade de comercialização de animais entre os criadores além do melhoramento genético do rebanho.

Para a Expocrato 2012, vieram criadores de todo o Brasil, que vão expor os animais bovinos, ovinos, caprinos e equinos. A expectativa é que os leilões gerem negócios de aproximadamente R$ 40 milhões. “Além dos negócios, os leilões oferecem ainda a possibilidade de melhoramento genético do nosso rebanho, pois aqui temos a exposição de animais das melhores linhagens”, afirmou o presidente do Comitê Gestor da Expocrato, Francisco Leitão.

O primeiro leilão está previsto para a noite desta quinta-feira, a partir das 20 horas. É o 9º Leilão Expocrato Show, onde serão leiloados ovinos e caprinos das raças dorper, Savana, Anglonubiana e Santa Inês.

Os outros três leilões serão na sexta-feira (13) e no sábado (14), quando estão previstos dois eventos. Na sexta, a partir das 20 horas acontecerá o 3º Leilão Rainhas do Leite, com a comercialização de vacas das raças guzerá leiteiro, gir leiteiro e girolando.  No sábado, o primeiro leilão será às 14 horas, comercializando pôneis, e às 20 horas acontecerá o leilão de bovinos da raça nelore. Todos os leilões acontecerão no picadeiro do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

Negócios

O Banco do Nordeste (BNB) disponibiliza agência itinerante no Parque de Exposições para atender, com linhas de crédito, criadores interessados em participar dos leilões. O gerente da Agência do BNB no Crato, Albery Viana de Oliveira, ressaltou o compromisso com o desenvolvimento dos empreendimentos. “A agropecuária está mais produtiva e sustentável e o crédito é uma grande ferramenta de transformação, por isso é fundamental a presença do Banco do Nordeste no evento”, ressaltou.

De acordo com o superintendente do BNB no Ceará, Rivônio Morais, a expectativa é que as operações do Banco do Nordeste atinjam R$ 70 milhões até o final da Expocrato. “Nossa participação foi planejada estrategicamente para atender a demanda dos agentes produtivos participantes da exposição”, afirmou.

Serviço

Leilões da Expocrato, no Picadeiro do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti,
Quinta (12) – 20h – 9º Leilão Expocrato Show, de ovinos e caprinos
Sexta (13) – 20h – 3º Leilão Rainhas do Leite, bovinos
Sábado (14) – 14h – Leilão de pônei; 20h – Leilão da Raça de Bovinos Nelore

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br