Agentes do campo discutem economia de comunhão

17 de julho de 2012 - 20:49

O encontro integrou agentes de desenvolvimento do campo e  debateu as contribuições e avanços da economia de comunhão

Agentes comunitários de todo o estado do Ceará lotaram o auditório do Parque de Exposições Governador César Cals, anexo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) nesta terça-feira (17). Foi o primeiro encontro entre os agentes com o objetivo de debater as contribuições e avanços da economia de comunhão para uma gestão comunitária e partilhada.

A reunião foi aberta pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim: “Essa troca de experiência, de vivência, será uma importante motivação”, disse. A citação é referência a presença do italiano Ligino Bruni, doutor em história do pensamento econômico pela Universidade East Anglia do Reino Unido. Para dar mais interatividade ao debate, toda a fala dele era traduzida simultaneamente.

Ligino Bruni falou sobre as visitas que fez em diversos países, citando Inglaterra, Líbia e Egito e das experiências positivas que a gestão compartilhada gerou para a população: “a reciprocidade indireta é a mais importante na vida. Onde um ajuda o outro e esse outro repassa o auxílio para quem está ao redor,” explicou.

O encontro é iniciativa do projeto Territórios Digitais (Casa Digital do Campo e Arca das Letras). O uso da internet e o trabalho desenvolvido na Casa Digital permearam o debate. Ligino se mostrou impressionado com o projeto. “É rico e sério. Acredito que a casa digital é uma benção para o Ceará e para o Brasil”, afirmou.

No periodo da tarde houve a integração entre os facilitadores das diversas comunidades que trabalham os projetos dos territórios rurais a fim de identificar os avanços, desafios e perspectivas das experiências vividas. “Serviu de motivação para os que estão iniciando o trabalho para fortalecer a autoestima das comunidades para levarem a frente a proposta de desenvolvimento local”, afirmou Sandra Bandeira, coordenadora dos projetos Arca das Letras e Casa Digital do Campo.

Sandra Bandeira destacou ainda que os projetos Casa Digital e Arca das Letras estão permitindo aos agentes comunitários do campo, melhorar seus conhecimentos, tendo acesso, inclusive, ao ensino superior. “Nós registramos ainda que o principal objetivo foi estimular os agentes a repassar os conhecimentos que eles adquiriram trabalhando diretamente com a comunidade voluntariamente, para incentivar a formação de novos líderes”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br