Ceará bate meta do MAPA e vacina mais de 90% do rebanho contra a aftosa

19 de julho de 2012 - 15:31

Mais de 90% do rebanho bovino e bubalino do Estado do Ceará foram vacinados na 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

Os produtores atenderam a chamada do Governo do Estado do Ceará e vacinaram mais de 90% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado na 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os dados estão confirmados no relatório final da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), após o último dia (15) de declaração das vacinas feitas pelos criadores.

Os números finais serão divulgados pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins e pelo presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20), no auditório do parque de exposições Governador César Cals, anexo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A campanha iniciou dia 1º de junho e encerrou no dia 30 do mesmo mês. Dos 184 municípios do Estado, mais de 90 superaram o índice de 90%.

Com todos os requisitos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores, através de concurso, até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

Barreiras

Além de divulgar os números finais da 1º etapa da campanha contra a aftosa, SDA, ADAGRI e oficiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Comando de Policiamento do Interior se reúnem para discutir estratégias de parceria nas atividades de barreiras, blitz e feiras agropecuárias no interior.

O trabalho foi intensificado com barreiras sanitárias fixas e móveis nas divisas do Ceará com o Rio Grande do Norte e Paraíba. A medida é para impedir a entrada de animais vindos destes estados sem autorização prévia e sem realização de quarentena.

As divisas do Ceará com o Rio Grande do Norte e a Paraíba foram fechadas em maio com 17 barreiras, porque os dois estados não se adequaram as normas do Mapa para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

 

Serviço

Data: 20 de julho

Hora: 9:00h

Local: Auditório do parque de exposições Governador César Cals – Avenida Sargento Herimínio 2677. Bairro São Gerardo

 

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
Twitter: @adagri

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br