Ceará vacina 92,6% do rebanho contra febre aftosa

21 de julho de 2012 - 12:29

Isso significa 2 milhões e 575 mil cabeças vacinadas do total de quase 2 milhões e 779 mil animais (bovinos e bubalinos) do Ceará

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), Augusto Júnior, apresentaram na manhã desta sexta feira (20), os números finais da 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012.

A coletiva de imprensa aconteceu no auditório do parque de exposições Governador César Cals. Os produtores atenderam à chamada do Governo do Estado do Ceará e vacinaram 92,65% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado. Isso significa 2 milhões e 575 mil 283 cabeças do total de 2 milhões e 779 mil 750 animais (bovinos e bubalinos) do Ceará.     

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, agradeceu a imprensa e os órgãos que trabalharam em parceria. “Este percentual é o resultado do esforço conjunto da Adagri, SDA, Mapa, Ematerce, secretários municipais de agricultura e prefeitos”, destacou. “E os órgãos de imprensa tiveram papel fundamental para o sucesso da campanha”, completou.

A campanha iniciou dia 1º de junho e encerrou no dia 30 do mesmo mês. Dos 184 municípios do Estado, mais de 157 superaram o índice de 90%. Com todos os requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores, através de concurso, até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

Reunião com oficiais

Após a divulgação dos números, servidores da SDA, ADAGRI e oficiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Comando de Policiamento do Interior se reuniram. Foi feita apresentação dos gerentes da Agência de Defesa Agropecuária e dos comandantes e representantes dos 9 batalhões dispostos pelo interior do Ceará.

Durante o encontro, o Presidente da ADAGRI Augusto Júnior, apresentou a missão da Agência e reiterou a importância da parceria: “principalmente nas vaquejadas, precisamos de reforço policial. Alguns organizadores e autoridades locais não entendem que nossa fiscalização é em benefício de todo o Estado”, explicou Augusto. De acordo com as leis nº 14.219 de 2009 e nº 13.496 de 2009, os fiscais estaduais poderão solicitar reforço policial e terão livre acesso às propriedades rurais.

O trabalho também foi intensificado com barreiras sanitárias fixas e móveis nas fronteiras do Ceará com o Rio Grande do Norte e Paraíba. A medida é para impedir a entrada de animais, produtos e subprodutos de origem animal vindos destes estados sem autorização prévia e sem realização de quarentena.

Em maio foram instaladas 17 barreiras nas fronteiras com o Rio Grande do Norte e Paraíba, porque os dois estados não se adequaram as normas do MAPA para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará

Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
Twitter: @adagri

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br