Começa capacitação dos parceiros do PNCF

7 de agosto de 2012 - 20:53

O evento prossegue até a próxima sexta-feira e tem como objetivo apresentar e discutir as mudanças de normas e procedimentos do programa

Foi aberto oficialmente, na manhã desta terça-feira (7), o seminário de capacitação dos parceiros dos parceiros do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O evento prossegue até a próxima quinta-feira (9) e discute as atualizações das normas e procedimentos do Programa e as mudanças visando melhorar a sua implementação no Ceará.

O evento foi aberto pelo Secretário Adjunto da Pasta, Antônio Amorim, que destacou ser o crédito fundiário um exemplo de processo bem sucedido de reforma agrária. “Através do crédito fundiário nós incentivamos os pequenos produtores a gerar riqueza no campo”, destacou. Amorim lembrou  que os agricultores beneficiados com o crédito fundiário tem apresentado resultados positivos.  “Além do crédito, os trabalhadores podem contar com assistência técnica e orientação para terem trabalho e gerarem renda”.

O encontro reúne parceiros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), empresas credenciadas, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e agentes financeiros: Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Segundo o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da SDA, Arimatea Gonçalves, até o final deste ano, a previsão é de que R$ 35 milhões estejam disponíveis para o PNCF no Ceará. “Nesta capacitação nós queremos confirmar o comprometimento dos parceiros de que os empreendimentos beneficiados serão bem sucedidos”, afirmou.

O Programa Nacional do Crédito Fundiário garante acesso a terra aos agricultores familiares que têm pouca ou nenhuma terra, através do Subprojeto de Aquisição de Terras (SAT), cujos recursos são reembolsáveis ou do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC) viabiliza a infraestrutra básica social e produtiva, cujos recursos são não-reembolsáveis.

Serviço:

Seminário de Capacitação dos Técnicos e dos Parceiros do PNCF
Até 9 de agosto, das 8 às 17 horas.
Local: Auditório do Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio 2677 – São Gerardo – Fortaleza-CE

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br