Inaugurado novo sistema de irrigação do Alagamar
13 de agosto de 2012 - 16:29
A irrigação será utilizada para a fruticultura e vai permitir à comunidade comercializar sua produção
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou no último sábado (10), o sistema de irrigação do Projeto Alagamar, localizado no município de Jaguaretama.
O projeto é voltado para a fruticultura, especialmente para as culturas de mamão, goiaba, acerola e outras culturas. Estão sendo beneficiadas 104 famílias, com 314 hectares de áreas irrigadas.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Itamar Lemos, o sistema de manejo e conservação do solo é feita através de terraços em curva de nível, o que evita a erosão. “De 2009 até agora, nós já investimos cerca de R$ 2,3 milhões, somando recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) neste projeto. Agora vamos acompanhar os resultados”, afirmou. O sistema de irrigação é feito com micro-aspersão como forma de racionalizar o uso da água.
Para o coordenador do Projeto Castanhão da SDA, José Maria Freire, as famílias beneficiadas recebem água, energia e equipamentos para desenvolver a irrigação. “Agora, os agricultores familiares terão condição de conquistar dignidade com o trabalho e a comercialização da própria produção”, disse.
Crédito Fundiário
Ainda durante a solenidade, a SDA formalizou ao Banco do Nordeste (BNB), a entrega de projetos de Crédito Fundiário para a comunidade do Alagamar. Os agricultores vão poder contratar crédito para a compra de terra e para os investimentos produtivos.
Segundo o superintendente estadual do BNB no Ceará, Francisco Rivônio Pinho, o projeto do crédito fundiário representa uma revolução na vida dos beneficiados. “O BNB vai agilizar a liberação desses recursos e acompanhar a execução do projeto do crédito fundiário aqui no Alagamar, pois temos certeza de que aqui termos bons exemplos para serem mostrados”.
Copa Orgânica
O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que participou de reunião em São Paulo que discutiu a venda e a comercialização de produtos orgânicos durante a Copa do Mundo.
A ideia é que a agricultura familiar também possa disponibilizar os produtos para serem consumidos pelos visitantes que vierem ao Brasil. Segundo Amorim, com os benefícios que recebeu o distrito de irrigação do Alagamar, apresenta condições favoráveis para produzir e comercializar bons produtos durante a Copa do Mundo. “Vamos ampliar a assistência técnica aos agricultores familiares para colocá-los em condições de fornecer os seus produtos para todo o Brasil e não deixem a desejar em nada no atendimento aos grandes eventos”.
Usina de beneficiamento
Durante a solenidade o secretário Nelson Martins destacou a aprovação do empréstimo de US$ 100 milhões do Governo do Estado junto ao Banco Mundial para financiar o Projeto São José III e anunciou que o distrito de irrigação do Alagamar será beneficiado.
“Nós vamos construir aqui, com recursos do São José III, uma usina de beneficiamento da produção de frutas dos agricultores para que elas sejam vendidas in-natura”, afirmou.
O investimento no Projeto Alagamar compreende instalação dos equipamentos de irrigação nos 104 lotes, recuperação de 7.300 metros de canais e dois tanques pulmão (principal e secundário), reabilitação e manutenção da tomada d’água do flutuante e recuperação de 104 casas de bomba.
Também participaram da solenidade, representando a SDA, coordenadora da Unidade Técnica Estadual do Crédito Fundiário, Leuda Cândido, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, representantes do IDACE, dos municípios de Jaguaribara e Jaguaretama e dos movimentos sociais.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sa.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twiter: @ImprensaSDA
Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br