SDA visita perímetro irrigado do Inharé

26 de outubro de 2012 - 17:27

Foram discutidas com os agricultores do perímetro ações que podem ser implantadas para fortalecer a produção de frutas e a comercialização

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) visitaram nesta quinta-feira (25), o perímetro irrigado do Inharé, localizado no município de Senador Pompeu. A principal atividade do perímetro atualmente é a fruticultura. Participaram da visita o secretário Nelson Martins, o secretário adjunto, Antônio Amorim, e o coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, e o técnico em irrigação da SDA e Intituto Agropolos, Marcos Hermógenes.

O Inharé tem aproximadamente 220 hectares e é abastecido pelo Rio Banabuiu. Em 180 hectares de área há cultivo de melão, melancia, goiaba, tomate e pimentão. Também são produzidos milho e feijão. Há 57 hectares destinados à produção de pastejo rotacionado e 31 hectares para a cultura forrageira, onde são produzidos sorgo e capim para a alimentação animal. A produção é vendida atualmente nas feiras livres de Senador Pompeu, Quixeramobim e Mombaça.

O secretário Nelson Martins ouviu as reivindicações da comunidade, que solicitou projetos de irrigação com medidores horosazonais e assitência técnica. Sobre o assunto, o secretário destacou que a comunidade pode apresentar um projeto para ser beneficiada pelo Projeto São José III. “Para isso, vocês devem também buscar o auxílio da Prefeitura Municipal e da própria Ematerce”, explicou.

Durante o encontro, o secretário adjunto Antônio Amorim sugeriu à nova gestão de Senador Pompeu elaborar um Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Agrário para identificar quais são as potencialidades do município e quais projetos produtivos podem ser contemplados com recursos das parcerias entre a SDA e instituições internacionais, como o Banco Mundial, através do Projeto São José. “São pequenos projetos produtivos mas que se recebem o incentivo adequado podem contribuir bastante para o desenvolvimento do município”.

O perímetro irrigado do Inharé reccebeu investimentos do Estado através da SDA e está conseguindo produzir frutas e hortaliças. Segundo o coordenador Itamar Lemos, o primeiro investimento apresentou bons resultados. “O dinheiro público foi muito bem investido, agora podemos pensar em novos projetos para contemplar a comunidade”, afirmou.

Perímetros irrigados

Em outubro, o secretário Nelson Martins já visitou os perímetros irrigados do Realejo e Jaburu, em Crateús, Mandacaru, Alagamar e Curupati, no Complexo do Castanhão, e agora o Inharé, em Senador Pompeu.

A ideia é que até o final deste ano sejam visitados outros perímetros irrigados e agrovilas que desenvolvem projetos com recursos do Estado do Ceará. “Nós queremos ver o andamento desses projetos para incentivar ainda mais a produção nos perímetros e agrovilas do Ceará para fortalecer a comercialização da produção”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br