Novas cisternas de placa no Jaguaribe e Centro Sul

19 de novembro de 2012 - 14:35

A ação beneficia os municípios de Icó, Jaguaribe, Pereiro, Alto Santo, Iracema, Jaguaribara e Ererê

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou, na última sexta-feira (16), solenidade de assinatura de ordem de serviço para a construção de 5.292 cisternas de placa nas Regiões Vale do Jaguaribe e Centro Sul. O evento foi no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Jaguaribe e reuniu representantes e lideranças dos municípios contemplados.

O investimento é superior a R$ 9,2 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop). As cisternas vão beneficiar famílias dos municípios de Pereiro, Icó, Alto Santo, Jaguaribara, Iracema, Jaguaribe e Ererê.

Segundo a coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Araújo, esses equipamentos já fazem parte do convênio entre a SDA e o MDS para a construção de 33.400 cisternas em todo o Ceará para a universalização do abastecimento d´água. Para o presidente do STTR de Jaguaribe, Auricélio Teixeira Lima, a cisterna de placa é uma tecnologia barata e eficiente para a convivência com o semiárido. “Ficamos felizes com esta iniciativa do Governo do Estado e estamos convictos de que todos os trabalhadores da nossa Região terão cisternas de placa e água de qualidade”, afirmou.

Para a secretária da Controladoria do município de Jaguaribe, Ivanete Gomes, que representou o Executivo Municipal na solenidade, a assinatura da ordem de serviço para a construção de cisternas é um momento histórico, pois vai universalizar a água de qualidade na Região Jaguaribana e os agricultores também poderão produzir a partir de agora.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, comemorou o momento, informando que os recursos para universalização da água no Ceará até 2014 já estão garantidos. “Nossa parceria com o MDS vai levar cisternas para todo o Estado e nós vamos priorizar sempre as comunidades que mais precisam”, disse.

Até agora, em parceria com o MDS, a SDA já 60.820 cisternas de placa, e até o final de 2014, deverá haver investimentos de mais R$ 62 milhões para a construção desses equipamentos que representam uma tecnologia barata e eficiente para o acúmulo de água para beber e cozinhar.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br