Encerrada primeira etapa de capacitação do São José III

15 de janeiro de 2013 - 18:36

A UGP capacitou os representantes dos 13 colegiados territoriais e dos movimentos sociais sobre como acessar aos recursos do Projeto São José III

Foram encerrados no último dia 11 de janeiro, os seminários de capacitação do Projeto São José nos 13 territórios da cidadania do Estado do Ceará.

Os 14 encontros aconteceram nos municípios de Caucaia, Itapipoca, Itaitinga, Crato, Acaraú, Aracati, Sobral, Baturité, Canindé, Iguatu, Tianguá, Crateús, Quixeramobim e Limoeiro do Norte. “Os seminários foram muito importantes para que todos os parceiros institucionais e dos movimentos sociais do Projeto São José III sejam os multiplicadores dessas ações junto às entidades representativas e os beneficiários do projeto”, destacou o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do São José III, Josias Farias Neto. Desta primeira etapa de capacitação participaram 1.489 multiplicadores.

Os editais referentes ao Projeto São José III já estão disponíveis para acesso no site oficial da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Inicialmente serão contemplados projetos de sistema de abastecimento d’água com módulos sanintários e de projetos produtivos. Josias Farias Neto informa que as equipes da SDA e os parceiros do Projeto São José já estão recebendo o treinamento para orientar os movimentos sociais. “Estamos capacitando os servidores da SDA e os nossos parceiros dos movimentos sociais como institucionais e representantes dos territórios para que eles orientem as comunidades sobre como ter acesso aos recursos do projeto”, afirmou. A nova etapa de treinamento prossegue até o dia 23 de janeiro, na Escola Profissional Presidente Roussvelt e no Instituto de Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e os parceiros estão sendo orientados sobre como fazer o cadastro de manifestações de interesse (demandas) em um programa idêntico ao do site da SDA.

O secretário Nelson Martins destacou que o Projeto São José III vai combater a pobreza rural valorizando projetos produtivos de desenvolvimento rural sustentável. “Nós temos muitos recursos para deixar um legado para as próximas gerações: de que é possível conviver com o clima semiárido e ainda produzir e gerar renda”, afirmou.

O secretário Nelson Martins informou ainda que o Governador Cid Gomes pretende entregar os primeiros projetos produtivos no dia 19 de março deste ano, dia de São José, o padroeiro do Ceará.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA