SDA apresenta ações para a convivência com a seca em reunião do Agropacto
5 de fevereiro de 2013 - 17:30
O secretário Nelson Martins apresentou as principais ações da pasta, em parceria com o Governo Federal e municípios para a convivência com a seca
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, participou na manhã desta terça-feira (5) da reunião do Pacto de Cooperação de Agropecuária Cearense (Agropacto), que aconteceu no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.
Na ocasião, o secretário apresentou as ações que o Governo do Estado está desenvolvendo, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Comitê Integrado de Combate à Seca, para garantir a convivência com a estiagem.
Entre as que serão executadas em 2013, estão o Projeto São José III e o Programa Água para Todos, que até 2014 devem universalizar o abastecimento d’água no Ceará. O São José III ainda terá investimentos para fortalecer as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, pecuária leiteira, cajucultura e mandiocultura.
Nelson Martins citou ainda o programa de cisternas, parceria entre a SDA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo ele, a secretaria está implantando mais de 80 mil cisternas, entre placas e polietileno. “Estamos implantando mais umas 15 mil cisternas de produção com sistema de irrigação anexo”, informou.
O secretário Nelson Martins informou ainda que já estão habilitados a receber o Garantia-Safra 2013, 294.285 mil agricultores que efetuaram o pagamento da inscrição no benefício. 311.638 estão inscritos no programa e 17.353 ainda precisam pagar o boleto de adesão.
Apesar das previsões da Funceme para a quadra chuvosa em 2013, o secretário destacou que não têm faltado ações do Estado, do Governo Federal e das Prefeituras Municipais para garantir a convivência com a estiagem. “A nossa principal preocupação é com a abastecimento d’água, através de carros-pipa, para consumo humano e animal e com a alimentação animal”, afirmou o secretário. Sobre o assunto, a SDA vai se reunir com representantes do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) para discutir ações para garantir a produção de forragem para a alimentação animal. “Atualmente, nós temos o perímetro irrigado do Mandacaru, em Jaguaribara, que está produzindo forragem e está comercializando a produção no Vale do Jaguaribe e regiões vizinhas”, completou.
Câmara Setorial da Fruticultura
Ainda durante a reunião, o novo presidente da Câmara Setorial de Fruticultura do Estado do Ceará, Euvaldo Bringel Olinda, foi empossado e afirmou que pretende dar uma maior dinâmica à fruticultura, além de ressaltar que a atividade cresceu bastante ao longo de 19 anos de trabalho do Instituto Frutal. “Saímos de praticamente zero em exportação para ser o terceiro maior exportador de frutas do país. Fizemos, em 2012, US$ 108 milhões em exportação de frutas. Mas precisamos fazer muito mais”, admitiu.
Bringel defendeu também a necessidade de discutir políticas necessárias para ampliar a área irrigada do Estado. Conforme ele, o Ceará conta com quatro grandes perímetros, entre os quais o de Tabuleiro de Russas e do Baixo Acaraú. “São projetos que estão ainda em fase de desenvolvimento e capazes de duplicar a sua área de produção”, destacou, acrescentando que a evolução da irrigação está diretamente ligada à convivência com a seca. “O grande efeito da seca ao longo dos anos é a pobreza”, disse, pedindo celeridade nas obras estruturantes, como a refinaria de petróleo, que, segundo ele, vai gerar mais empregos e oportunidades.
Prestigiaram o evento o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, da Ematerce, José Maria Pimenta, da FAEC, Flávio Saboya; chefe-Geral da Embrapa no Ceará, Vítor Hugo; gerente de agronegócio do Sebrae-CE, Paulo Jorge Mendes; superintendente do Dnocs, Glaucimar Gomes, além dos deputados Hermínio Resende, presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia, Nenen Coelho e Dedé Teixeira (PT).
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA