Prefeitos conhecem projetos de práticas agrícolas da SDA
26 de fevereiro de 2013 - 10:48
Durante o encontro foram apresentadas as práticas ideais para cada tipo de região, levando em consideração a análise geomorfológica dos município
Prefeitos e secretários municipais de agricultura de todo o Estado participaram hoje de reunião para conhecer os projetos de práticas agrícolas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
Durante o encontro foram apresentadas as práticas ideais para cada tipo de região, levando em consideração a análise geomorfológica dos municípios. “É importante divulgar e disseminar essas práticas antes das assinaturas dos convênios para que a implantação dos projetos não seja interrompida durante o processo”, explicou o Secretário Nelson Martins que abriu os trabalhos.
Técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) da SDA explicaram 13 práticas trabalhadas pela Secretaria para as assinaturas convênios. Ao todo, R$ 1,2 milhão, estão disponíveis para o tratamento do solo e preparação do plantio. “É importante que os gestores conheçam os projetos e assim possam saber qual a melhor prática para a sua região”, disse Itamar Lemos, coordenador da CODAF. Os recursos são do tesouro estadual e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).
Pelo menos 70 municípios estavam representados no encontro. A ideia é que os municípios também invistam na implantação dos projetos, mas de uma forma direta, visto que a maioria das cidades está em situação de emergência e de acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), os gestores não são obrigados a entrar com contrapartida. “Não há problema se os gestores investirem diretamente nos projetos, vai é beneficiar os agricultores de forma mais rápida”, falou Nelson Martins.
Além de conhecer melhor as práticas agrícolas, prefeitos e secretários de agricultura assistiram também uma palestra sobre os cuidados necessários na hora de fazer a prestação de contas. O objetivo é evitar inadimplências e os vencimentos dos contratos. “ Estamos trabalhando a parte técnica e burocrática para melhor aproveitamento dos convênios”, finalizou Nelson Martins.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA