Convênio entre SDA e DNOCS beneficia agricultores familiares
3 de abril de 2013 - 19:22
Devem ser beneficiadas cerca de duas mil famílias com projetos produtivos na área da irrigação que terão o acompanhamento e orientação da SDA, além de barragens subterrâneas
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assinou convênio com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) para a implantação de 677 projetos produtivos de irrigação de 2 hectares e 632 barragens subterrâneas nas propriedades de agricultores familiares em condições de receber esses projetos.
“A SDA dispõe de estudos técnicos realizados pela Ematerce das áreas com potencial de irrigação e e dos municípios que têm condições de receber as barragens subterrâneas”, afirmou Itamar Lemos, coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA. Cada projeto produtivo e cada barragem subterrânea devem atender até 3 famílias.
O investimento será de R$ 23,6 milhões do DNOCS e R$ 8,0 milhões do Estado para contratação de pessoal para acompanhamento técnico, capacitação e implantação dos projetos. “A SDA realizará processo seletivo para contratar, via PGE, a instituição que fará este trabalho”, destacou o secretário Nelson Martins.
Este projeto foi resultado de uma articulação do Conselho de Secretários de Agricultura do Nordeste, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Integração. Para o secretário Nelson Martins a parceria tem grande importância para atender com geração de renda e desenvolvimento sustentável agricultores familiares do Estado do Ceará, principalmente neste período de seca.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Amanda Sobreira – (85) 3101.8137
amanda.sobreira@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA