Inaugurado primeiro sistema de abastecimento d’agua do São José III
6 de agosto de 2013 - 18:36
Moradores da comunidade Lagedo II em Nova Russas tem agora água encanada e esgotamento sanitário
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, inaugurou na última sexta feira (2), o primeiro dos cinquenta projetos de abastecimento d`agua do Projeto São José III.
O projeto beneficia 113 famílias da Associação comunitária Lagedo Grande II, no Município de Nova Russas a 316 quilômetros de Fortaleza, e contou com investimento de R$ 287.195,82 (duzentos e oitenta e sete mil, cento e noventa e cinco reais e oitenta e dois centavos), recurso financiado pelo Banco Mundial. “A água está faltando, mas aqui ela não falta mais. Estamos muito agradecidos porque sei da vontade do Governo do Estado, afirmou o prefeito de Nova Russas, Gonçalo Diogo.
A ação foi executada em apenas dois meses, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Cagece. Nos projetos do São José III todas as comunidades recebem além de água tratada, o módulo sanitário, com esgotamento sanitário, contribuindo assim para a redução da mortalidade infantil.
O Objetivo do Governo do Estado é universalizar e bater todos os recordes do abastecimento d’água no Ceará. Já existem 255 projetos prontos e 104 licitados. Até o final de agosto serão mais 150 projetos, totalizando 400 sistemas de abastecimento do projeto água para todos. “Com mais 160 projetos do São Jose III fechamos 560 sistemas de abastecimento. Quero mais 140 para totalizar 700 projetos para liberar ainda este ano e terminar a execução no início do ano que vem”, informou o Secretário da SDA Nelson Martins. “Com estes dois projetos ficaremos muito perto de universalizar o abastecimento d’agua no Ceará”, finalizou Nelson.
O Projeto São José III tem investimentos de US$ 300 milhões, através do Banco Mundial junto ao Governo do Estado. Estão sendo executados pela SDA, projetos de abastecimento d’água e de desenvolvimento rural sustentável, valorizando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, pecuária leiteira e artesanato.
|
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário Amanda Sobreira – (85) 3101.8137 Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510 |